BREVE DESCRIÇÃO:
O Laboratório BIOSEM-LESMA, localizado na UFVJM Campus Janaúba, na cidade de Janaúba, encontra-se no Norte de Minas Gerais, a qual é uma região bem ampla, com várias cidades localizadas a grandes distâncias entre si. A infraestrutura tecnológica dessa região é bem precária, com falta de mão de obra especializada. Nesse contexto, a UFVJM, uma universidade federal com ampla estrutura para a região e com qualificação de mão de obra, vem auxiliando no desenvolvimento tecnológico da região. E, o laboratório BIOSEM-LESMA, presente na UFVJM Campus Janaúba, há uma proximidade com uma região de desenvolvimento industrial representada pela cidade de Montes Claros e, também de desenvolvimento agroindustrial, marcado pelos projetos do Gorotuba, um pouco menor e, o grande projeto Jaíba, o maior da América Latina, além da implantação das usinas fotovoltaicas. Entretanto, apesar dessa presença relevante dessas atividades na região, a mesma ainda apresenta falta de laboratórios que possam realizar a avaliação dos produtos destes setores, seja para certificação internacional ou mesmo para avaliação de desempenho. Em sua grande maioria, essas avaliações ocorrem na capital mineira, a qual fica por volta de 500 a 600 km de distância, dificultando o desenvolvimento e crescimento desses produtores locais, assim como aumento os custo no processo. Nessa conjuntura, a ampliação do laboratório BIOSEM-LESMA com o objetivo de promover a certificação de produtos da região irá impactar fortemente no desenvolvimento regional do Norte de Minas Gerais. Ademais, considerando aspectos educacionais e de formação profissional, o Norte de Minas Gerais é bastante deficiente em diversos setores, exigindo grandes deslocamentos para a resolução de problemas, busca de soluções e apoio técnico e científico. Nesse contexto, o laboratório BIOSEM-LESMA, desempenham um importante papel na instituição e na região, fornecendo pesquisas de ponta e propondo soluções para a região.
PRINCIPAIS TÉCNICAS:
O laboratório BIOSEM-LESMA, UFVJM-Janaúba conta hoje com equipamentos para o preparo e análise de diferentes produtos e/ou materiais (capela, geladeira, destilador, deionizador), estufas e muflas, chapas aquecedoras, vortéx, centrífugas, agitadores magnéticos, autoclave, balanças analítica e semi-análitica, banhos de aquecimento e ultrassônico, mesa de agitação orbital, mantas aquecedoras, bloco digestor e agitadores mecânicos e magnéticos), e para a caracterização de amostras (pHmetro, condutivímetro, espectrofotômetro de absorção, medidor de ponto de fusão e refratômetro de Abbe), capela de fluxo laminar, microscópios binoculares, microscópio confocal, lupas estereoscópicas, histotécnico, micrótomo rotativo manual, câmara escura UV, hipertermia magnética, bobina eletromagnética. Além desses, o laboratório conta com MEV, EDX, Zetâmetro/DLS, Raman, UV Vis, DRX e Absorção Atômica instalados, assim como a aquisição em andamento de TOC de bancada, FTIR, computadores, softwares de modelagens. Ademais, o espaço físico possuí infraestrutura para aquisição de outros equipamentos de médio e grande porte para desempenhar análises mais específicas, os quais ainda não estão presentes no local, mas são objetivo desta proposta.
PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS:
O laboratório BIOSEM-LESMA no momento realiza mais avaliações e/ou caracterizações de produtos internos ou consultorias à SER-Jan e Prefeitura de Janaúba, portanto, não há um ciclo de avaliações de produtos da região. No entanto, o laboratório acredita que com a infraestrutura atual acrescida de mais alguns equipamentos poderá auxiliar a região, os produtores regionais, nesta avalição. Todavia, há uma expectativa de avaliações mensais de em média de 100 produtos e/ou processos solicitados na região, considerando a produção regional na área agroindustrial e energética, podendo este montante ser maior a depender da divulgação e solicitações encaminhadas via Prefeituras no entorno.
LISTAGEM DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS:
O laboratório BIOSEM-LESMA, UFVJM-Janaúba conta hoje com equipamentos para o preparo e análise de diferentes produtos e/ou materiais (capela, geladeira, destilador, deionizador), estufas e muflas, chapas aquecedoras, vortéx, centrífugas, agitadores magnéticos, autoclave, balanças analítica e semi-análitica, banhos de aquecimento e ultrassônico, mesa de agitação orbital, mantas aquecedoras, bloco digestor e agitadores mecânicos e magnéticos), e para a caracterização de amostras (pHmetro, condutivímetro, espectrofotômetro de absorção, medidor de ponto de fusão e refratômetro de Abbe), capela de fluxo laminar, microscópios binoculares, microscópio confocal, lupas estereoscópicas, histotécnico, micrótomo rotativo manual, câmara escura UV, hipertermia magnética, bobina eletromagnética. Além desses, o laboratório conta com MEV, EDX, Zetâmetro/DLS, Raman, UV Vis, DRX e Absorção Atômica instalados, assim como a aquisição em andamento de TOC de bancada, FTIR, computadores, softwares de modelagens. Ademais, o espaço físico possuí infraestrutura para aquisição de outros equipamentos de médio e grande porte para desempenhar análises mais específicas.
SETOR/DEPARTAMENTO/LABORATÓRIO DA INSTITUIÇÃO NO QUAL ESTÁ VINCULADO O SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
PRPPG
ENDEREÇO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
Avenida Um, 4050 Cidade Universitária Cep 39447790 Janaúba - MG
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Fernanda Guerra Lima Medeiros Borsagli
Professor do Magistério Superior
fernanda.borsagli@ufvjm.edu.br
31 98497-7009
WEBSITE DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
LINKS ÚTEIS: