Pong Helpers

IDENTIFICADOR: 630 | DATA: 06-03-2025
3

BREVE DESCRIÇÃO: 

A presente invenção é um jogo sério eletrônico desenvolvido para funcionar em conjunto com estruturas robóticas aplicadas no processo de reabilitação do punho humano que permitam a interação entre pacientes, a fim de motivar e proporcionar entretenimento para os pacientes, devido à natureza repetitiva, normalmente monótona e entediante do tratamento por terapia de reabilitação de movimento.
 

PROBLEMA QUE SOLUCIONA: 

Reabilitação do punho humano para dois usuários/pacientes.
 

SOLUÇÃO APRESENTADA: 

O jogo sério trabalha as habilidades de concentração, atenção e coordenação motora do jogador. O jogo é acoplado a algoritmos de inteligência artificial para o equipamento fornecer o auxílio necessário ao paciente. O jogo permite também o acompanhamento da evolução/progresso dos pacientes em clínicas de reabilitação/hospitais com o registro das pontuações e auxílios fornecidos pelos equipamentos.
 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS: 

Este jogo sério é para aplicação na área de reabilitação através da utilização dos movimentos do punho realizados durante a seção de terapia pelo próprio paciente como forma de controle. Assim, a terapia de reabilitação necessária, mas considerada monótona pelos pacientes, pode-se tornar mais eficiente e incentivar uma maior participação destes. O jogo sério desenvolvido utiliza dos movimentos do punho humano como entrada no jogo para controlar uma plataforma que movimenta na vertical que permite direcionar uma bola através da colisão na plataforma para o sentido contrário que deve ser devolvida pelo outro jogador/paciente. É um jogo de competição entre dois pacientes ou entre um paciente e um profissional da saúde ou entre um paciente e um voluntário que pode ser um parente do paciente. O jogo também é acoplado a algoritmos de inteligência artificial que em conjunto com a estrutura robótica permitem auxiliar o paciente quando e quanto necessário.
 

POTENCIAIS APLICAÇÕES: 

Reabilitação do punho humano para dois usuários/pacientes.
 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO: 

 

TITULARES: 

Universidade Federal de Uberlândia

 

INVENTORES: 

Rogério Sales Gonçalves,

Albane Escudie,

Sebastien Delprat
 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI: 

BR512024002421-2  
 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO: 

NIT: Agência Intelecto UFU 

e-mail: marcella.rodrigues@ufu.br 

telefone: 34 992260104

 

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui