BREVE DESCRIÇÃO:
É um sistema novo que se encontra em fase de construção. Ele deverá ter o regulamento que já está sendo redigido, comitê gestor, coordenador e dois sub-coordenadores e estará vinculado ao Sistema Multiusuário da UFJF, de acordo com a lei de Inovação aprovada pelo Conselho Superior da UFJF ( Resolução n° 21/2017-CSPP e Resolução nº 19/2021-Consu).
PRINCIPAIS TÉCNICAS:
A proposta do Laboratório Multiusuário em Humanidades Digitais do Instituto de Ciências Humanas - (LAMU-HD) da UFJF visa o desenvolvimento de técnicas quantitativas e qualitativas relacionadas a diversas temáticas das humanidades, com ênfase no uso e aplicação de tecnologias em questões como identidades, territórios, violências, memória, desigualdades, trabalho e expansão da cidadania. As principais técnicas a serem aplicadas no Sistema Multiusuários são: estatísticas descritivas e multivariadas; análises espaciais (cluster, vizinhança, autocorrelação espacial etc.); mapeamentos coropléticos e de kernel para dados de violência; estudos sobre memória e identidade, mapeamento e análise dos grupos vinculados aos extremismos de direita, fascismo, direitas radicais e processos transnacionais da extrema direita; técnicas de análise de narrativas audiovisuais em Minas Gerais; técnicas de investigação em neurociência em associação com novas tecnologias digitais (realidade virtual e IA).
PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS:
1 - Realização de eventos (palestras, workshops, minicursos etc.) atraindo atores e organizações públicas e privadas para a UFJF e promovendo visitas para diálogo no mundo do trabalho, isto em perspectivas geográficas variadas, implicando do local ao global; 2 - projetos experimentais (utilizando ferramentas, métricas a partir de equipamentos e softwares da interface neurociências e computação a serem captados para o laboratório multiusuário proposto), e, imbricando parcerias com o setor empresarial da cadeia produtiva do turismo, hospitalidade, saúde e bem-estar pelo bojo da sustentabilidade. 3 - estimular inovações, como por exemplo patentes que impliquem a interface entre neurociências e computação para a solução de problemas teóricos e práticos, de caráter interdisciplinar, sobre turismo, hospitalidade, saúde e bem-estar, considerando a sustentabilidade. No âmbito das intervenções online da Psicologia, o Sistema irá viabilizar a realização dos projetos, e manutenção das parcerias, considerando que estes necessitam de recursos online, equipamentos tecnológicos e arquivamento de dados.
LISTAGEM DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS:
Espaço com aproximadamente 35 m2 no ICH, com energia elétrica, coworking, ar-condicionado, acesso à internet e construção de uma porta para acesso lateral facilitado. O LAMU está sendo construído, portanto, a imagem aqui anexada é apenas um modelo semelhante ao nosso espaço.
SETOR/DEPARTAMENTO/LABORATÓRIO DA INSTITUIÇÃO NO QUAL ESTÁ VINCULADO O SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
ICH/Ciências Sociais/História/Geografia/Turismo/Psicologia/LAMU-ICH
ENDEREÇO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Campus UFJF – Martelos Juiz de Fora – 36036-900 (32)2102-3780
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Marcelo da Silveira Campos
marcelo.campos@ufjf.br
21997181732; 32988672078;
WEBSITE DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:
https://www2.ufjf.br/propp/pesquisa/laboratorios-ufjf/laboratorios-multiusuarios/