A presente tecnologia visou o desenvolvimento de uma forma farmacêutica capaz de potencializar o efeito do fármaco disponível comercialmente, o benznidazol, contra o parasito Trypanosoma cruzi como uma alternativa terapêutica para a doença de Chagas.
SOLUÇÃO APRESENTADA: A forma farmacêutica desenvolvida visa o tratamento da doença de Chagas, a partir do aumento da biodisponibilidade e a biodistribuição dos fármacos, bem como, a potencialização do efeito biológico devido ao efeito sinérgico entre o benznidazol (fármaco de referência) e o óleo essencial de C. densiflorus.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
As formulações visam viabilizar a veiculação e administração de compostos hidrofóbicos a fim de melhorar a biodisponibilidade e a biodistribuição. O sistema micelar potencializou o efeito biológico de ambos os fármacos a partir de concentrações inferiores em relação aos fármacos administrados na forma livre, além de reduzir a citotoxicidade do óleo essencial.
POTENCIAIS APLICAÇÕES: Indústrias farmacêuticas, hospitais, institutos de pesquisa.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO: O projeto está a procura de investimentos e parcerias para que possa dar continuidade a pesquisa e colocar o produto no mercado.
TITULARES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ - FIOCRUZ
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:
BR 10 2019 019045 0
INFORMAÇÕES PARA CONTATO: Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br
LINKS ÚTEIS: Acesse o pedido de patente na íntegra aqui. |
|