Empreendedorismo feminino

Vanessa Fagundes - 24-04-2019
425


De acordo com dados da Unesco, menos de 30% dos pesquisadores no mundo inteiro são mulheres. Nas Ciências Exatas, temos 18%, 8% e 2% de mulheres no bacharelado, mestrado e doutorado, respectivamente. Além disso, de acordo com dados do IBGE, menos de 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil. Aumentar a representatividade feminina nas ciências e na indústria é um dos objetivos do Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). 

Lançado em 2018, o Desafio é direcionado a bolsistas integrantes do Programa de Apoio à Pós-Graduação da FAPEMIG – ou seja, alunas de mestrado ou doutorado que recebam bolsa da Fundação. Hoje (24), foi divulgada sua primeira chamada para projetos (Chamada FAPEMIG 01/2019). O objetivo é promover a capacitação de mulheres em técnicas e habilidades empreendedoras por meio de uma formação intensiva de sete semanas. O programa inclui temas como oportunidades e desafios do empreendedorismo em ciência, tendências para a área de pesquisa e comunicação.

“A expectativa é receber até 60 projetos para participar dessa formação. As participantes terão oportunidade de conhecer ferramentas e metodologias que poderão ser aplicadas nos projetos que desenvolvem nas universidades, na condição de alunas dos programas de pós-graduação, e também desenvolver habilidades que poderão levar para diferentes aspectos da vida”, comenta Caroline Valeriano, coordenadora da unidade SIMI/FAPEMIG, responsável pela execução do projeto. 

Workshops para esclarecimentos de dúvidas
A Chamada FAPEMIG 01/2019 está disponível para consulta aqui. As propostas devem ser enviadas até 10 de maio de 2019, por meio do link disponível na página. 

O programa de formação empreendedora prevê conteúdo em modelo webinar, mentorias individuais e presencias e entrega de atividades. Ao longo do mês de abril, estão sendo realizados workshops em seis cidades mineiras a fim de divulgar o programa e esclarecer dúvidas. O primeiro foi realizado em Juiz de Fora, no dia 2. Na sequência, as atividades aconteceram em Viçosa (11), Lavras (16) e em Belo Horizonte (23). No dia 25, é a vez de Uberlândia receber a equipe do DELA e, no dia 30, Montes Claros.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site da FAPEMIG.


Saiba mais sobre o DELA: