O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, recebeu a Medalha Comemorativa Carlos Chagas de Honra ao Mérito concedida pela Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (Sobrahsp) em comemoração aos 100 anos da sua fundação. A honraria pretendeu reconhecer personalidades e Instituições pela sua notável atuação em prol da saúde e da educação em saúde.
“Fico honrado em receber esta medalha e atribuo o reconhecimento ao trabalho que a FAPEMIG vem realizando na área de Saúde Pública no estado de Minas Gerais”, agradeceu, Beirão.
A premiação oficial ocorreu durante a comemoração do centenário da Sobrashsp em agosto deste ano durante o Congresso de Saúde Pública e Formação Humana. O Congresso foi organizado em quatro eixos principais: Saúde e Meio Ambiente, Saúde e Educação, Saúde Indígena e Doenças Negligenciadas. Durante a realização do Congresso foram homenagear pessoas e instituições que contribuíram com a causa da saúde por meio de duas medalhas, a Oswaldo Cruz de Honra ao Mérito e a Medalha Carlos Chagas de Honra ao Mérito.
O evento realizado aconteceu no campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas dependências do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Porém, impossibilitado pela incompatibilidade de agenda o presidente da FAPEMIG não pode participar.
Na imagem. da esquerda para a direita o professor Luiz Antônio Botelho Andrade e o presidente da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão
Na última quinta-feira (5), em visita ao gabinete da presidência na sede da FAPEMIG em Belo Horizonte, o professor da UFF e coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico (Labaciências), Luiz Antônio Botelho Andrade, entregou a medalha a Beirão.
Como justificativa, o Luiz Antônio Botelho Andrade citou a naturalidade do cientista Carlos Chagas, mineiro, nascido em Oliveira. Além do fato de que a descoberta da Doença de Chagas, a maior descoberta biomédica brasileira, foi realizada no interior de Minas Gerais.
“Por isso, achamos de bom alvitre, e em comum acordo, oferecer a medalha Carlos Chagas ao Beirão que a frente da FAPEMIG tem um trabalho de destaque em várias áreas da ciência, mas especialmente na área da saúde”, explica Luiz Antônio Botelho Andrade.
SOBRAHSP
Segundo informações do site oficial da Sobrahsp, a sociedade civil científico-cultural fundada em 1923 por Carlos Chagas, tendo como patrono, Oswaldo Cruz. Atua pela defesa da saúde, a prevenção de doenças e acidentes, a orientação técnica e a união de todos os que se dedicam à Higiene e à Saúde Pública.
Em 1945, representou o Brasil durante a Conferência Sanitária Internacional de São Francisco durante apresentação da proposta de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS).