Da esquerda para direita: Fernando Passalio, presidente do Conselho, conselheiro Eduardo Seiti Mizubuti e Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG - Foto: Almir Ferreira/FAPEMIG
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) realizou, no dia14/08, a 6ª reunião ordinária de seu Conselho Curador. Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, tomou posse como presidente do colegiado. Além dele, o novo conselheiro, Cristiano Braga Antunes, gestor da Copasa, foi apresentado ao grupo como representante do setor empresarial indicado pelo governador Romeu Zema.
Passalio afirmou que é com muita alegria que assume esse novo desafio. “Estou muito feliz e consciente da minha responsabilidade. Que tenhamos um Conselho forte e sinérgico, capaz de efetivar as mudanças que a nossa FAPEMIG precisa e merece”, afirmou.
O conselheiro Cristiano Antunes também relatou a satisfação de compor o grupo. “Com muita honra aceitei o convite de estar aqui. É um orgulho fazer parte desse Conselho e espero poder usar a minha experiência para contribuir de forma que a FAPEMIG esteja alinhada ao desenvolvimento econômico e social do Estado”, disse.
Conselheiro Cristiano Antunes é apresentado ao Conselho Curador - Foto: Almir Ferreira /FAPEMIG
Experiência
Antunes é graduado em Direito, com Pós-Graduação em Direito Processual Civil. Tem uma especialização em Direito Econômico e Regulatório e um MBA em Gestão Pública. Atualmente é Gestor de Empreendimentos de Grande Porte da Presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) - Matriz. Foi coordenador de Projetos Estratégicos da Presidência da companhia (2021/2023), assessor técnico da Presidência (2020/2021), assessor da Diretoria de Relacionamento e Mercado (2019/2020), assessor técnico da Vice-Presidência (2018/2019) e assessor da Diretoria de Operação Metropolitana (2015/2019). Possui ainda experiência em Direito do Consumidor, Direito Público, Direito Processual Civil, Direito Econômico e Regulatório, nos processos de atuação dos Órgãos de Fiscalização e Controle.
De acordo com o Art. 6º, inciso I, do Decreto nº 47.931, de 29 de abril, e com as normas regimentais do Conselho Curador da Fundação, Cristiano Braga Antunes foi designado como membro do Conselho Curador da FAPEMIG em 5 de julho de 2024, sendo empossado em 10 de julho de 2024, para um mandato de quatro anos, sem possibilidade de recondução. Ele ocupa uma das quatro vagas de escolha direta do governador do Estado, entre pessoas de ilibada reputação, sendo dois provenientes do setor empresarial e dois de grande experiência e saber científico e tecnológico reconhecidos.