Página não encontrada
A página que você está tentando acessar não existe ou foi removida.

A página que você está tentando acessar não existe ou foi removida.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) deu mais um primeiro passo em direção à otimização do processo de análise de prestação de contas financeira. Foi implementada nova metodologia para a análise da prestação de contas baseada na aplicação de critérios objetivos de risco, fluxos simplificados e amostragem.
A medida visa tornar o processo mais ágil e operacionalmente viável diante de um grande volume de processos. A medida foi oficializada a partir da publicação da Portaria 22/2025. Entre seus benefícios, a metodologia pretende reduzir os prazos de respostas aos pesquisadores quanto à aprovação definitiva da prestação de contas e da doação de bens pendentes para universidades.
A prestação de contas financeira é uma das etapas finais do processo de fomento da FAPEMIG. Nela, os pesquisadores comprovam as despesas efetuadas relacionadas ao projeto de pesquisa aprovado pela Fundação. Até então, tais prestações de contas eram analisadas em sua totalidade. A partir da mudança, os processos considerados aptos nos termos da Portaria serão classificados conforme critérios objetivos de risco.
Para cada faixa, a análise financeira passa a seguir percentuais mínimos de amostragem, sendo, aproximadamente, 60% (alta prioridade), 30% (média prioridade) e 10% (baixa prioridade).
O primeiro sorteio de amostragem foi realizado no dia 7 de janeiro de 2026. A Portaria prevê a periodicidade semestral, mas ressalva a possibilidade de ocorrer em outro intervalo de tempo. Confira a relação completa de projetos selecionados clicando aqui.
Outras informações sobre a etapa de Prestação de Contas Financeira estão disponíveis aqui.
Compartilhar

13 de jan. de 2026

05 de jan. de 2026

30 de dez. de 2025