Header Background

Resultado Preliminar | FAPEMIG


Acompanhe as principais notícias, eventos e atualizações da FAPEMIG.

Eventos
Publicado em 01 de set. de 2025 · Atualizado em 03 de set. de 2025 · Leitura: 5 min
por Júlia Rodrigues
Crédito: Almir Ferreira/FAPEMIG

O Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G – xGMobile, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) foi homenageado na ação “Projetos Inspiradores” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A série de eventos destaca trabalhos de pesquisa e inovação de diferentes regiões do Estado que contribuíram para transformar realidades.  

Responsável por interiorizar o sinal de televisão em Minas Gerais há 60 anos, hoje o Instituto compartilha com a FAPEMIG uma longa história de cooperação no desenvolvimento de tecnologias 5G e 6G. O evento Projetos Inspiradores ocorreu no dia 28, em Belo Horizonte, como parte das comemorações dos 40 anos da FAPEMIG. 

Na ocasião, Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG, reafirmou o compromisso da Fundação em impulsionar iniciativas que visem a superar o desafio da transferência do conhecimento fomentado em Minas. Para ele, a Unidade Embrapii Inatel é um exemplo de superação do desafio e retrata o espírito dos Projetos Inspiradores. 

Na sua apresentação, Arruda relembrou a parceria firmada com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) no ano passado, que destinou cerca de R$2 milhões às Unidades Embrapii de Minas Gerais por meio da chamada de Apoio às Unidades Embrapii. “Esperamos que a iniciativa inspire outras Fundações de Amparo à Pesquisa no País e que possamos fortalecer as 13 unidades de Minas Gerais, além de viabilizar o surgimento de novas unidades no Estado”, disse.  

Segundo o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, o Instituto segue na perspectiva de oferecer ao mercado a formação de profissionais da área de telecomunicações com sete cursos de Engenharia. “Dentro desse percurso de 60 anos, a FAPEMIG foi sempre uma companheira nas nossas ações e nossos projetos”, relembra. Segundo Marins, atualmente, o apoio da Fundação tem sido fundamental para a formação de jovens cientistas e engenheiros que contribuem para o mercado de forma diferenciada. 

Marins explicou que o Inatel apresenta diferentes Centros de Competência comprometidos em gerar soluções de conectividade para o Brasil e para o mundo. O Centro de Competência em 5G e 6G, xGMobile, credenciado pela Embrapii, é a materialização deste objetivo e tem gerado frutos significativos não só para o ambiente de pesquisa e inovação em Minas Gerais, mas também no ambiente empresarial.  

“Propaguemos a possibilidade de o Centro contribuir não só com o avanço da ciência, tecnologia e do conhecimento, mas também com o dia a dia das empresas. Hoje, temos mais de 50 empresas associadas tecnologicamente ao Inatel formando profissionais e desenvolvendo soluções tecnológicas nas diferentes áreas que se transformam em bens a serem colocados à disposição da população como um todo”, dimensionou. 

Em sua fala, o subsecretário de ciência, tecnologia e inovação do Estado Lucas Mendes reforçou a importância de eventos como esse, que promovem conexões entre academia e indústria. “Quando conectamos esses atores, vemos realmente a tríplice hélice girar, gerar novos empreendimentos e oportunidades. Esse é um dos papeis do Governo de Minas hoje, não só aportar recursos, mas conectar atores”, afirmou. 

Internet 6G 

O professor e pesquisador Luciano Leonel Mendes, do Inatel, apresentou o “Projeto Inspirador: Redes Móveis 6G – o que esperar da nova tecnologia”. Ele explicou que, para além da velocidade de conexão, o avanço nos estudos em redes móveis tem demonstrado potencial em soluções que abrangem diversos setores da sociedade como indústria campo e mineração. 

“A rede 6G, para além da evolução nas comunicações, vai agregar no sensoriamento, mapeamento e a inteligência artificial como serviço”, explica. O foco do Inatel é o desenvolvimento de tecnologias modernas que ampliem o acesso à internet reduzindo a segregação digital. “Não queremos deixar ninguém para trás. Vamos olhar para frente, mas resolvendo os problemas do passado”. 

Crédito: Almir Ferreira/FAPEMIG

O diretor de ciência, tecnologia e inovação da FAPEMIG, Luiz Gustavo Cançado, mediou debate que contou com a participação de Luciano Leonel e da gerente da Unidade Embrapii, Paula Nadai. Foram discutidos temas que permeiam o desenvolvimento de projetos de inovação como a gestão de propriedade intelectual, a influência de desafios geopolíticos e a superação do temido “vale da morte”. 

“A Embrapii e a FAPEMIG criaram em Minas Gerais uma ponte sobre essas duas montanhas. A gente consegue agora ultrapassar esse vale através do Centro de Competência, evoluindo até o TRL-6 com menor risco tecnológico após o teste e a prova de conceito”, explica Leonel. 

RoadShow xGMobile 

Durante o evento, o público pode conferir o RoadShow que reuniu demonstrações tecnológicas, palestras e a exposição de soluções inovadoras desenvolvidas no Centro de Competência em Redes 5G e 6G – xGMobile. 

No anfiteatro, foram apresentadas as palestras: “Modelo do centro de competência e suporte via manufatura 4.0 e hardware.Br” pela gerente da Unidade Embrapii, Paula Nadai, “Benefícios da Associação Tecnológica do xGMobile”, pelo Inatel, Pedro Monti e “Projetos de PDI do xGMobile com ênfase em aplicações comerciais” com o gerente executivo do xGMobile Henry Rodrigues. 

A iniciativa conta com apoio da FAPEMIG, governo do Estado, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Embrapii. O objetivo é aproximar empresas, pesquisadores e gestores públicos das tecnologias criadas no Inatel na área de comunicações móveis. 

Crédito: Bárbara Melo/FAPEMIG

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia SoU_Ciência lança plataforma com dados sobre financiamento estadual da ciência no Brasil
Institucional

05 de nov. de 2025

SoU_Ciência lança plataforma com dados sobre financiamento estadual da ciência no Brasil

Imagem da notícia FAPEMIG informa data de pagamento de bolsistas em novembro
Institucional

05 de nov. de 2025

FAPEMIG informa data de pagamento de bolsistas em novembro

Imagem da notícia Serrapilheira lança chamada de apoio a jovens cientistas 
Ciência

05 de nov. de 2025

Serrapilheira lança chamada de apoio a jovens cientistas