
| (Atualização em 1/8/23) Os procedimentos autorizados para reajuste das bolsas BDCTI foram normatizados por meio da Portaria PRE 033/2023, disponível aqui. |
A FAPEMIG anunciou, no fim de março, o reajuste de valor das Bolsas de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e/ou Inovação (BDCTI) da FAPEMIG, modalidade solicitada dentro dos projetos de pesquisa financiados pela Fundação (veja aqui). O reajuste é válido automaticamente para projetos contratados a partir de 23 de maio, data de publicação da Deliberação nº 198.
Bolsas ligadas a projetos já em execução também poderão ser corrigidas. Para esses casos, a FAPEMIG recomenda que o coordenador do projeto realize o reajuste a partir deste mês (junho/23). Com essa ação, o bolsista já receberá a bolsa com o valor corrigido no pagamento realizado em julho.
Para a correção dos valores, os coordenadores de projetos poderão utilizar eventual saldo de custeio e saldo de aplicação. As orientações sobre os procedimentos autorizados serão ratificadas oportunamente por meio de ato administrativo da Presidência da FAPEMIG e comunicadas aos coordenadores por e-mail.
Novos valores
O reajuste autorizado pela FAPEMIG teve como objetivo equiparar o valor de alguns níveis da BDCTI aos valores das bolsas de formação (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Além disso, foi criado um novo nível de bolsa BDCTI (nível VII), destinado a estudantes do ensino médio ou de educação profissional da Rede Pública de ensino.
Veja os novos valores das bolsas aqui.
Compartilhar
Mais Notícias

12 de mar. de 2026
Conheça três podcasts que aproximam ciência do público com debates sobre tecnologia e sociedade

11 de mar. de 2026
Bolsistas já podem emitir comprovante de rendimentos

09 de mar. de 2026