Header Background

Carregando dados...


Institucional
Publicado em 07 de out. de 2025 · Atualizado em 07 de out. de 2025 · Leitura: 2 min
por Júlia Rodrigues

O Conselho Curador da FAPEMIG reuniu-se para a 4° Reunião Ordinária de 2025. Durante a ocasião, tomou posse o novo membro do colegiado, Francisco Murilo Zerbini Junior. Ele ocupará uma das vagas destinadas a representante de instituição da administração federal.  

Zerbini foi indicado por meio de Lista Tríplice pelas Instituições Científicas e Tecnológicas vinculadas ao Governo Federal e seu mandato durará cerca de quatro anos. O novo conselheiro é pesquisador, engenheiro agrônomo e Ph.D. em Fitopatologia e Virologia pela Universidade da Califórnia.  

Murilo Zerbini toma posse como membro do Conselho Curador da FAPEMIG. Créditos: Almir Ferreira/ ACS FAPEMIG

O professor titular no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) conduz o programa de pesquisa que estuda a ecologia e evolução de vírus, utilizando como modelo vírus que infectam plantas além da classificação e nomenclatura. 

O pesquisador é membro titular da Academia Brasileira de Ciências tendo passagem pelas câmaras assessoras de Agronomia do CNPq (2009-2012), de Agricultura da FAPEMIG (2015-2018) e pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança no Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) entre 2009 e 2011. Atualmente, é assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV e presidente do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus, do inglês, International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV). 

Em sua fala, o pesquisador compartilhou o impacto do financiamento público no contexto da sua trajetória destacando o apoio fornecido pela FAPEMIG em seu primeiro projeto de pesquisa. Zerbini posicionou-se como defensor do sistema público de financiamento à pesquisa e tecnologia e disposto a contribuir para melhorias.  

Thiago Borges, novo DPGF da FAPEMIG apresenta-se ao Conselho Curador, nesta terça-feira (7). Créditos: Almir Ferreira/ACS FAPEMIG

Novo DPGF 

Durante o evento, o novo diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da FAPEMIG, Thiago Bernardo Borges, apresentou-se formalmente ao Conselho Curador. “É uma missão importante para mim. Acredito no projeto, naquilo que essa instituição [FAPEMIG] faz”, declarou Borges. 

Thiago Borges é mestre em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, graduado em Ciência Contábeis pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Atuou em diversas instituições do governo estadual como Seplag, Ipsemg, BDMG e Fundação João Pinheiro. Coordenou os projetos CodeLife e DataViva. Entre 2018 e 2020, atuou como diretor da DPFG FAPEMIG, cargo ao qual retorna. 

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Uemg e Unimontes
Ciência

09 de out. de 2025

FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Uemg e Unimontes

Imagem da notícia UFTM recebe Projetos Inspiradores para falar sobre o Geoparque Uberaba
Ciência

09 de out. de 2025

UFTM recebe Projetos Inspiradores para falar sobre o Geoparque Uberaba

Imagem da notícia Abertas inscrições para o Programa AI4Good da Brazil Conference 2026 
Inovação

08 de out. de 2025

Abertas inscrições para o Programa AI4Good da Brazil Conference 2026