O Conselho Curador da FAPEMIG reuniu-se para a 4° Reunião Ordinária de 2025. Durante a ocasião, tomou posse o novo membro do colegiado, Francisco Murilo Zerbini Junior. Ele ocupará uma das vagas destinadas a representante de instituição da administração federal.
Zerbini foi indicado por meio de Lista Tríplice pelas Instituições Científicas e Tecnológicas vinculadas ao Governo Federal e seu mandato durará cerca de quatro anos. O novo conselheiro é pesquisador, engenheiro agrônomo e Ph.D. em Fitopatologia e Virologia pela Universidade da Califórnia.

O professor titular no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) conduz o programa de pesquisa que estuda a ecologia e evolução de vírus, utilizando como modelo vírus que infectam plantas além da classificação e nomenclatura.
O pesquisador é membro titular da Academia Brasileira de Ciências tendo passagem pelas câmaras assessoras de Agronomia do CNPq (2009-2012), de Agricultura da FAPEMIG (2015-2018) e pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança no Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) entre 2009 e 2011. Atualmente, é assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV e presidente do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus, do inglês, International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV).
Em sua fala, o pesquisador compartilhou o impacto do financiamento público no contexto da sua trajetória destacando o apoio fornecido pela FAPEMIG em seu primeiro projeto de pesquisa. Zerbini posicionou-se como defensor do sistema público de financiamento à pesquisa e tecnologia e disposto a contribuir para melhorias.

Novo DPGF
Durante o evento, o novo diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da FAPEMIG, Thiago Bernardo Borges, apresentou-se formalmente ao Conselho Curador. “É uma missão importante para mim. Acredito no projeto, naquilo que essa instituição [FAPEMIG] faz”, declarou Borges.
Thiago Borges é mestre em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, graduado em Ciência Contábeis pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Atuou em diversas instituições do governo estadual como Seplag, Ipsemg, BDMG e Fundação João Pinheiro. Coordenou os projetos CodeLife e DataViva. Entre 2018 e 2020, atuou como diretor da DPFG FAPEMIG, cargo ao qual retorna.
Compartilhar
Mais Notícias

09 de out. de 2025
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Uemg e Unimontes

09 de out. de 2025
UFTM recebe Projetos Inspiradores para falar sobre o Geoparque Uberaba

08 de out. de 2025