
A pesquisadora, professora titular e vice-diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Zilma Reis, apresentou-se em mais uma edição do Papo de Inovação – iniciativa que busca aproximar a equipe da FAPEMIG da comunidade atendida por suas modalidades de fomento. O evento ocorreu na tarde de ontem (20/5), em Belo Horizonte, no auditório Carlos Ribeiro Diniz, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
A convidada é especialista em Saúde da Mulher e do Adolescente, vencedora de prêmios internacionais em inovação e autora de patentes e softwares em uso na saúde materno-infantil. Durante sua apresentação, Zilma compartilhou sua experiência como coordenadora dos estudos sobre maturidade da pele do recém-nascido como indicador de prematuridade. Suas pesquisas fundamentaram o desenvolvimento do Preemie Test, método pioneiro que permite identificar a idade gestacional de bebês com maior precisão e que foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2026.
Para Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG, o Preemie Test é um exemplo de projeto que percorreu todo o percurso da inovação, gerando conhecimento e produtos de alta relevância – características de iniciativas que a FAPEMIG deseja apoiar. “Nós entendemos que nosso papel, mais que fomentar, é desenvolver iniciativas como esta”, apontou.
O nascimento do Preemie Test
Em sua apresentação, Zilma compartilhou com a equipe da FAPEMIG os desafios, inspirações e conquistas que atravessaram cada etapa do desenvolvimento da inovação. A ideia do Preemie Test nasceu ao se comover com a dor da sua filha recém-nascida ao realizar o teste do pezinho. Realizado nos primeiros dias de vida da criança, o exame revela precocemente sintomas de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas antes que se tornem irreversíveis. A intenção era desenvolver um teste menos invasivo, portátil, fácil de usar e de baixo custo.
“Em Portugal, a chance de um bebê morrer nas primeiras 24 horas é uma em mil. No Brasil, 2,8 em mil, e em Moçambique, 27 em mil. A gente sabe que no Brasil existe muita heterogeneidade; temos excelentes centros, mas temos locais distantes que apresentam vazios assistenciais. Nós queríamos atender a todo esse público. Por isso, ele [o método] recebe o nome em inglês, pois foi pensado como um produto mundial e hoje está em 15 países”, contabiliza Zilma.
Potencialidades e desafios
Em diálogo com a equipe técnica da FAPEMIG, Zilma discutiu temas como propriedade intelectual e apontou boas práticas realizadas por agências internacionais de fomento. Relembrou a parceria com a FAPEMIG em etapas estratégicas do projeto através de iniciativas como a Bolsa de Pesquisador Visitante e o Apoio à Participação em Eventos.
A pesquisadora destacou o potencial brasileiro em desenvolver ensaios clínicos e apontou para o gargalo que ainda envolve a captação de recursos para essa etapa das pesquisas no país. Em relação às equipes, Zilma também atribuiu o sucesso da pesquisa ao olhar estratégico dos profissionais, ao forte espírito idealista e à colaboração multidisciplinar.
Papo de Inovação
O projeto Papo de Inovação tem como objetivo aproximar a equipe da FAPEMIG da comunidade atendida por suas modalidades de fomento. A iniciativa foi lançada em 2024, quando aconteceram 12 encontros com pesquisadores e empreendedores.
Retomado em novo formato, o Papo de Inovação irá acontecer, neste ano, também em instituições parceiras. O encontro do mês de junho será realizado em Ouro Preto, no campus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Compartilhar
Mais Notícias

22 de mai. de 2026
FAPEMIG lança nova oportunidade de financiamento para realização de eventos técnico-científicos

21 de mai. de 2026
FAPEMIG apresenta resultados do Centelha II e lança nova chamada

21 de mai. de 2026