Ciência
Publicado em 07 de nov. de 2023 · Atualizado em 07 de nov. de 2023 · Leitura: 0 min
por Vivian Teixeira

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) comunica o aporte extra de quase R$20 milhões para a chamada 09/2023 – Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de Minas Gerais (ICTMGs).

A decisão, que segue orientação de seu Conselho Curador, irá beneficiar dez projetos que haviam sido classificados como Prioridade 2 (P2) – proposta não priorizada frente à demanda qualificada. Ou seja, as propostas foram aprovadas, mas não foram contratadas no primeiro resultado em virtude do limite de recursos da chamada.  

O novo aporte considerou a disponibilidade orçamentária e financeira da FAPEMIG. Os recursos têm origem exclusiva do Tesouro Estadual. Nos próximos dias, a Fundação enviará os Convênios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para assinatura dos coordenadores dos projetos contemplados.   

Objetivo da chamada  

Esta chamada visa a fortalecer a internacionalização nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais – ICTMGs, considerando suas particularidades e necessidades, por meio do financiamento de projetos institucionais que estimulem e desenvolvam ações de cooperação internacional nas diversas áreas do conhecimento. 

Confira a relação de projetos contemplados: 

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia Conexão FAPEMIG discute chamada para disseminação do conhecimento científico da Epamig 
Ciência

09 de mar. de 2026

Conexão FAPEMIG discute chamada para disseminação do conhecimento científico da Epamig 

Imagem da notícia Chamada Deep Tech: Divulgados projetos aprovados na Fase de Avaliação de Potencial de Mercado
Inovação

09 de mar. de 2026

Chamada Deep Tech: Divulgados projetos aprovados na Fase de Avaliação de Potencial de Mercado

Imagem da notícia FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março
Institucional

05 de mar. de 2026

FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março