Ciência
Publicado em 25 de ago. de 2023 · Atualizado em 25 de ago. de 2023 · Leitura: 0 min
por Assessoria de Comunicação FAPEMIG

A FAPEMIG divulgou nesta sexta-feira (25), o terceiro resultado parcial de julgamento da Chamada 01/2023 – Demanda Universal. O resultado é referente às Faixas B e C para a Câmara de Avaliação de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais (CRA). Confira o resultado.

Ao todo, foram apresentadas 37 propostas, sendo que 7 foram aprovadas no valor de R$ 1.535.849,53. Outras 11 propostas não foram priorizadas, 1 foi indeferida e 18 não se enquadraram na chamada. Os pesquisadores responsáveis por projetos que não foram aprovados podem conferir as justificativas que embasaram o resultado e interpor recursos em até 10 dias corridos.

Outros dois resultados parciais já foram divulgados pela FAPEMIG referente às Câmaras de Avaliação de Ciências Biológicas e Biotecnologias (CBB), Ciências Exatas e dos Materiais (CEX), Medicina Veterinária e Zootecnia (CVZ), Arquitetura e Engenharias (TEC), Câmaras de Ciências Humanas, Sociais e Educação (CHE) e Ciências Sociais Aplicadas (CSA).

A opção de divulgar resultados parciais está prevista na Chamada e visa a acelerar os processos de contratação e liberação de recursos.  

Demanda Universal 

A Chamada Demanda Universal busca estimular a pluralidade da pesquisa científica e tecnológica no Estado em diferentes áreas do conhecimento. O instrumento prevê o investimento total para as chamadas aprovadas de R$39 milhões, que devem ser executados em 36 meses. 

Outras propostas submetidas seguem em processo de avaliação e os resultados serão divulgados em breve, no site da FAPEMIG.

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia abre inscrições para edição 2026 
Ciência

13 de mar. de 2026

Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia abre inscrições para edição 2026 

Imagem da notícia Conheça três podcasts que aproximam ciência do público com debates sobre tecnologia e sociedade 
Ciência

12 de mar. de 2026

Conheça três podcasts que aproximam ciência do público com debates sobre tecnologia e sociedade 

Imagem da notícia Bolsistas já podem emitir comprovante de rendimentos 
Institucional

11 de mar. de 2026

Bolsistas já podem emitir comprovante de rendimentos