Eventos
Publicado em 17 de nov. de 2021 · Atualizado em 17 de nov. de 2021 · Leitura: 0 min
por Júlia Rodrigues


No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data serve como lembrete sobre a importância da luta em favor da igualdade racial e contra todos os tipos de desigualdade, que também podem se manifestar em relação a sexo, gênero, nacionalidade, dentre outros. A busca pela igualdade de condições inclui o campo da ciência. Esse tema será discutido na próxima Live FAPEMIG, que terá como tema “Ciência e Diversidade”.

A Live FAPEMIG está marcada para a próxima sexta-feira (19), às 15h, no nosso perfil do Instagram (@fapemig). Para falar sobre o assunto foi convidada Luciana Silva, professora, chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e co-fundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira.                     


DIVERSIDADE NA CIÊNCIA

O perfil racial da comunidade científica brasileira, atualmente, ainda não reflete os 54% da população negra e parda do país. Na live, será discutido, em especial, esse desfalque na área de ciência e tecnologia e como seria possível reverter este fato. Será proposta, ainda, uma reflexão sobre a importância da educação básica de qualidade para a formação de novos cientistas. A professora Luciana Silva, vai contar sobre sua experiência no contexto atual, sobretudo, na área de estudos envolvendo tumores humanos.

LIGA DE CIÊNCIA PRETA
A Liga de Ciência Preta Brasileira (LCPD) é formada por uma rede de cientistas afrocentrados que atuam nas diversas áreas do conhecimento científico. Tem como fundador Felipe Brito (USP)  e co-fundadoras as professoras Luciana Silva (Funed) e Viviane Alves (UFMG). Segundo a LCPD,seu objetivo, é “divulgar e dar  visibilidade à ciência produzida pela comunidade  preta de cientistas no Brasil e no mundo”. A rede também “promove discussões sobre temas relacionados à saúde, aproximando a academia da população vulnerável para que tenham acesso  a informações seguras e de qualidade”. Além do Instagram, também estão presentes no YouTube e Facebook.

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

03 de mar. de 2026

Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

Imagem da notícia FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal
Eventos

02 de mar. de 2026

FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal

Imagem da notícia FAPEMIG amplia oportunidades para iniciação científica em Minas Gerais 
Ciência

02 de mar. de 2026

FAPEMIG amplia oportunidades para iniciação científica em Minas Gerais