Publicado em 22 de jul. de 2025 · Atualizado em 24 de jul. de 2025 · Leitura: 1 min
por Júlia Rodrigues

Nesta terça-feira (22), a diretoria executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) reuniu-se com representantes das reitorias de instituições de ensino superior mineiras. O encontro teve como objetivo de fortalecer o diálogo entre a FAPEMIG e seus parceiros. 

Na ocasião, foram destacadas algumas iniciativas recentes, como a chamada inédita para concessão de bolsas na área STEM, cuja submissão encerrou-se no início de julho, e a retomada da bolsa de pós-doutorado, que recebeu número significativo de propostas. A equipe da FAPEMIG aproveitou, ainda, para apresentar as principais linhas de ação para o ano de 2026. 

Para o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, o encontro é uma oportunidade de diálogo e construção conjunta. “Temos realizado iniciativas diversas com esse foco de promoção de diálogo. Já recebemos os pró-reitores de Minas em duas ocasiões e também pesquisadores e empreendedores no projeto Papo de Inovação”, destaca.

Representantes das reitorias mineiras em reunião com a diretoria executiva da FAPEMIG, em Belo Horizonte, 2025. Júlia Rodrigues/ ACS FAPEMIG

Participantes 

Estiveram presentes representantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJVM). 

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

03 de mar. de 2026

Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

Imagem da notícia FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal
Eventos

02 de mar. de 2026

FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal

Imagem da notícia FAPEMIG amplia oportunidades para iniciação científica em Minas Gerais 
Ciência

02 de mar. de 2026

FAPEMIG amplia oportunidades para iniciação científica em Minas Gerais