Inova Minas
Publicado em 06 de mar. de 2025 · Atualizado em 06 de mar. de 2025 · Leitura: 0 min
por Assessoria de Comunicação Social

Confira mais detalhes sobre a mostra de Ciência e Tecnologia que ocorre nos dias 4, 5 e 6 de abril 

A Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inova Minas FAPEMIG está de volta! Em sua quarta edição, o evento gratuito convida o público a conhecer pesquisas financiadas pelo Governo de Minas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e entender como a ciência está presente no nosso cotidiano. O evento ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de abril, de 10h às 17h, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

Foram selecionados para apresentação 30 projetos de pesquisa apoiados pela Fundação e desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediados em Minas. Além das pesquisas, parceiros como a Fundação Ezequiel Dias (Funed), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) levarão para o evento atividades diversas destinadas a promover interação e divulgar a ciência. 

A programação estará distribuída entre alguns dos equipamentos culturais que compõem o Circuito da Liberdade, a saber:  o Museu das Minas e do Metal (MMGerdau), a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Espaço do Conhecimento UFMG. Nesses locais, serão realizados minicursos, oficinas, palestras e apresentações culturais.  

Para o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, a mostra Inova Minas FAPEMIG é um momento de celebração e exposição da pesquisa e inovação em Minas Gerais. “A feira levará à Praça da Liberdade um pouco da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pela FAPEMIG, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), instituições de pesquisa e empreendedores mineiros. Venha conhecer de perto os avanços e alguns projetos que estão transformando o futuro do nosso estado!”, convida.  

A mostra é uma realização da FAPEMIG com apoio do Governo de Minas Gerais, por meio Sede-MG e do Circuito da Liberdade

Programação 

A cerimônia de abertura do evento acontecerá no dia 4 de abril, às 10h, no Palácio da Liberdade. Durante os três dias da mostra, os visitantes poderão conferir a exposição de animais peçonhentos do projeto Ciência em Movimento (Funed), oficinas de robótica, programação e de cubo mágico com o Cefet-MG e o Ciência Móvel – o projeto de popularização da ciência da Epamig. 

Acompanhe detalhes da programação na página do Inova Minas FAPEMIG 2025 clicando aqui 

FAPEMIG 40 anos 

A mostra Inova Minas também terá espaço para celebrar os 40 anos da FAPEMIG, celebrados em 2025. A programação do evento conta com duas apresentações da série “Projetos Inspiradores”, que reconhece trabalhos de pesquisa e inovação que contribuíram para transformar realidades com apoio fundamental da FAPEMIG.   

Durante a mostra Inova Minas 2025, dois projetos serão apresentados. 

No dia 4 de abril, às 14h, o pesquisador do departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Robson Santos, apresenta pesquisa que deu origem a um tônico com efeitos comprovados antiqueda capilar a partir de nanotecnologia.  

No dia 5 de abril, também às 14h, o professor emérito da Uemg, José Jairo Drummond Câmara, apresenta o projeto “Sabiá de Design Automotivo”. A iniciativa teve como foco o desenvolvimento de veículos de corrida inovadores e econômicos premiados internacionalmente. 

As apresentações acontecerão no auditório da Escola de Design da Uemg, na Praça da Liberdade. 

Serviço 

Evento: Inova Minas FAPEMIG 2025  

Data e hora: 4,5 e 6 de abril, de 10h às 17h 

Local: Praça da Liberdade, Funcionários – Belo Horizonte 

Participação: Gratuita 

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia Conexão FAPEMIG discute chamada para disseminação do conhecimento científico da Epamig 
Ciência

09 de mar. de 2026

Conexão FAPEMIG discute chamada para disseminação do conhecimento científico da Epamig 

Imagem da notícia Chamada Deep Tech: Divulgados projetos aprovados na Fase de Avaliação de Potencial de Mercado
Inovação

09 de mar. de 2026

Chamada Deep Tech: Divulgados projetos aprovados na Fase de Avaliação de Potencial de Mercado

Imagem da notícia FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março
Institucional

05 de mar. de 2026

FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março