Header Background
Eventos
Publicado em 11 de fev. de 2026 · Atualizado em 11 de fev. de 2026 · Leitura: 3 min
por Vanessa Fagundes

Virologia de plantas, taxonomia e muita persistência. Esses temas pautaram a conversa com o pesquisador Murilo Zerbini, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que apresentou sua trajetória acadêmica durante o primeiro Papo de Inovação do ano. O projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) tem como objetivo aproximar a equipe da FAPEMIG da comunidade atendida por suas modalidades de fomento. 

O encontro, realizado no auditório da Fundação, foi direcionado à equipe de colaboradores. “Queremos conhecer os desafios que os pesquisadores enfrentam quando se relacionam com a FAPEMIG; entender o que é valor para a nossa comunidade e quais são suas dores. A partir disso, direcionamos nossos esforços para aprimorar nossa atuação”, explica Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG. 

Zerbini falou sobre sua trajetória e sobre suas pesquisas. Ele lembrou que seu primeiro projeto no campo da virologia vegetal, uma de suas áreas de atuação, foi desenvolvido com apoio da FAPEMIG. “A FAPEMIG sempre me apoiou. Mandava projetos todos os anos e tive vários aprovados”, contou o pesquisador, destacando a importância da atuação da agência de fomento mineira. 

Outra de suas linhas de atuação está relacionada à taxonomia de vírus. Ele, que hoje é presidente do International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV), conta que foram esses trabalhos de descrição e classificação de vírus que mais contribuíram para sua presença na lista de autores mais citados mundialmente (ele é o único pesquisador mineiro, e um dos 17 pesquisadores brasileiros, que apareceu no ranking de 2025 da Clarivate Analytics). 

Em sua fala, Zerbini destacou, ainda, a grande produtividade da ciência brasileira e a necessidade de investimento constante em ciência para tornar o país mais potente e competitivo. “Não existe país que vai para a frente sem pesquisa básica e sem pesquisa aplicada fortes. Elas não são excludentes, uma complementa a outra”, conclui.  

Murilo Zerbini, professor da UFV, abriu o projeto Papo de Inovação FAPEMIG 2026. Crédito: Gustavo Prado

Conheça Murilo Zerbini 

Murilo Zerbini é engenheiro agrônomo, com doutorado em Fitopalogia/Virologia. Professor titular na Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua nas áreas de virologia vegetal e genética da interação patógeno-hospedeiro. Além das atividades de pesquisa, atua no ensino de graduação e pós-graduação. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro do Conselho Curador da FAPEMIG, órgão responsável por definir as diretrizes estratégicas da Fundação. Em 2025, foi o único mineiro a figurar na lista dos pesquisadores mais citados em trabalhos científicos do mundo, ranking divulgado anualmente pela Clarivate Analytics.  

Histórias compartilhadas 

O projeto Papo de Inovação tem como objetivo aproximar a equipe da FAPEMIG da comunidade atendida por suas modalidades de fomento. A iniciativa foi lançada em 2024, quando aconteceram 12 encontros com pesquisadores e empreendedores. Retomado em novo formato, o Papo de Inovação irá acontecer, neste ano, também em instituições parceiras. O encontro do mês de março será realizado no Campus Divinópolis da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e, em abril, segue para o Campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). 

Acompanhe a programação pelo nosso site. 

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia Cientistas mineiras representam 60% dos bolsistas da FAPEMIG nos últimos anos
Ciência

11 de fev. de 2026

Cientistas mineiras representam 60% dos bolsistas da FAPEMIG nos últimos anos

Imagem da notícia Workshop da FAPEMIG discute valorização de pesquisadores jovens e impacto social da pesquisa científica
Institucional

05 de fev. de 2026

Workshop da FAPEMIG discute valorização de pesquisadores jovens e impacto social da pesquisa científica

Imagem da notícia FAPEMIG informa sobre o pagamento de bolsas em fevereiro
Institucional

05 de fev. de 2026

FAPEMIG informa sobre o pagamento de bolsas em fevereiro