Papo de Inovação recebe FabNS, Deep Tech do Ano de 2026
Durante o encontro, o CCO da spin-off, Taiguara Tupinambás, compartilhou a trajetória da spin-off criadora do primeiro nanoscópio do Hemisfério Sul

Durante o encontro, o CCO da spin-off, Taiguara Tupinambás, compartilhou a trajetória da spin-off criadora do primeiro nanoscópio do Hemisfério Sul
Leitura: 3 min · Por Admin
Nesta quarta-feira (14/10), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) promoveu mais uma edição do Papo de Inovação – iniciativa que convida pesquisadores e inovadores mineiros a compartilharem como a Fundação apoiou ou desafiou suas trajetórias.
Nesta edição, a convidada foi a FabNS, spin-off da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representada por seu diretor comercial e cofundador, Taiguara Tupinambás. O evento ocorreu no auditório da FAPEMIG, em Belo Horizonte, com a presença da diretoria e da equipe técnica da instituição.
Para Carlos Arruda, presidente da FAPEMIG, o Papo de Inovação é a materialização de um dos valores fundamentais da Fundação: a Empatia e Foco no Usuário. Em sua fala, o presidente destacou a relevância do projeto, apontando-o como “fundamental para trazer mudanças para a FAPEMIG”.
A FabNS é uma deep tech – termo usado para definir startups que desenvolvem tecnologias e processos avançados de alta complexidade -, nascida no Laboratório de Nanoespectroscopia da UFMG. A empresa foi eleita a Deep Tech do Ano de 2026, superando mais de 400 startups da América Latina.
A spin-off desenvolveu o Porto, o nanoscópio óptico de espectroscopia micro e nano-Raman com a maior resolução espacial do Hemisfério Sul. Com aplicações em áreas como materiais, saúde, eletrônica e energia, o equipamento é capaz de revelar estruturas em escalas nanométricas – ou seja, cerca de um milhão de vezes menores do que um milímetro.
Em sua apresentação, Taiguara defendeu o desenvolvimento de instrumentos científicos como caminho estratégico para transformar a pesquisa brasileira em exportadora de tecnologia. “O ineditismo deste projeto é possível porque construímos a técnica”, enfatizou.
O cofundador revisitou as fases de desenvolvimento da FabNS, ressaltando a consistência do apoio da FAPEMIG desde a etapa de pesquisas até a chegada ao mercado. Ao todo, 38% dos recursos de P&D captados pela spin-off – da ordem de R$ 5,7 milhões – são provenientes de projetos aprovados em chamadas como Demanda Universal, Compete Minas e Deep Tech.
A FabNS segue em expansão, com sistemas já entregues e em operação no Brasil e no exterior. Segundo Taiguara, a indústria de instrumentação científica continua em crescimento, mas ainda carece de políticas de indução de demanda. Durante a reunião, ele discutiu com a equipe técnica da FAPEMIG estratégias de internacionalização para startups e caminhos para superar entraves burocráticos em compras públicas.
Em 2026, o Papo de Inovação encerra sua programação na capital mineira. Em novembro, a diretoria executiva viajará a Itajubá para uma visita à Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde realizará a última edição do evento no ano. A atividade fará parte das comemorações do aniversário de 113 anos da instituição e contará com a participação do professor do Instituto de Engenharia Mecânica, Electo Eduardo da Silva Lora.