Header Background

Chamadas e Editais


Oportunidades da FAPEMIG para pesquisa, inovação, capacitação e parcerias, incluindo editais com prazos definidos e programas em fluxo contínuo, por público e linha de fomento.

Eventos
Publicado em 21 de jun. de 2023 · Atualizado em 21 de jun. de 2023 · Leitura: 0 min
por Vanessa Fagundes

O DataViva, plataforma de visualização de dados focada em Big Data, está de volta. O projeto agora é coordenado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Face/UFMG). O lançamento de sua nova versão, com a apresentação das funcionalidades disponíveis no ambiente, aconteceu hoje (21), em evento na UFMG.

A solenidade reuniu parceiros institucionais que contribuíram com o projeto ao longo dos anos, entre eles a FAPEMIG. Em sua fala, Paulo Sérgio Beirão, presidente da FAPEMIG, relembrou o surgimento da proposta no âmbito da Fundação. O objetivo era fornecer informações constantemente atualizadas sobre a economia mineira e, com isso, subsidiar processos de decisão. “Dados são matéria-prima para a pesquisa científica e para políticas públicas. A FAPEMIG atuou na geração dos instrumentos, mas é mais adequado que o projeto fique em um centro de pesquisa como o Cedeplar, facilitando a manutenção e a disponibilização para toda a sociedade”.

Gustavo Britto, professor e pesquisador do Cedeplar e coordenador do projeto DataViva, destacou o apoio institucional de vários atores, o que foi fundamental na institucionalização do projeto. Para ele, um dos desafios, agora, é pensar um modelo de gestão diferente, que inclua novos parceiros, novas possibilidades de financiamento e a integração com projetos de pesquisa e extensão da Universidade. O pesquisador finalizou com um convite a todos: pensar novos projetos e iniciativas para os próximos anos para desenvolvimento em conjunto com o Cedeplar.


Lançamento da plataforma DataViva, na Face/UFMG (Foto: Vanessa Fagundes/FAPEMIG)

Dados atualizados
Construído em código aberto, o site DataViva traz dados atualizados de todos os municípios brasileiros. No menu principal, foram organizadas as informações mais buscadas pelos usuários: “Regiões”, onde é possível acessar as informações de qualquer localidade brasileira (município, microrregião, mesorregião, unidade federativa etc.); “Gráficos”, no qual o usuário pode criar visualizações a partir de seu interesse; e “Estudos”, onde estão reunidas publicações acadêmicas e outros materiais que envolvem o DataViva. Em “Mais Recursos”, é possível encontrar rankings e realizar o download de dados das bases utilizadas. Chama-se atenção, ainda, para a seção “Ajuda”, um canal de interlocução com o usuário criado para tirar dúvidas e auxiliar na navegação.

O evento contou, ainda, com palestras de Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigDataCorp., e de João Prates Romero, professor adjunto da UFMG e coordenador de pesquisa do DataViva. O evento foi transmitido pelo canal YouTube da Face/UFMG e pode ser assistido aqui.

História
O projeto DataViva teve início em 2010, a partir de interação entre o Governo de Minas e o MIT Media Lab. Na época, a proposta era adaptar uma metodologia de complexidade econômica para pensar estratégias de diversificação econômica para o Estado, de forma a criar uma ferramenta para gestores públicos. A primeira versão da plataforma foi lançada com bases de dados de emprego e comércio internacional. Hoje, o DataViva traz dados sobre emprego formal, comércio internacional, comércio internacional entre países, educação (censos escolares) e saúde. São 1,3 bilhões de registros e cerca de 1,5 TB de dados processados.

Leia mais sobre a história do projeto em http://dataviva.info/pt/about/ 

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia FAPEMIG promove Live Tira-Dúvidas sobre chamada destinada a Uemg e Unimontes 
Ciência

06 de nov. de 2025

FAPEMIG promove Live Tira-Dúvidas sobre chamada destinada a Uemg e Unimontes 

Imagem da notícia SoU_Ciência lança plataforma com dados sobre financiamento estadual da ciência no Brasil
Institucional

05 de nov. de 2025

SoU_Ciência lança plataforma com dados sobre financiamento estadual da ciência no Brasil

Imagem da notícia FAPEMIG informa data de pagamento de bolsistas em novembro
Institucional

05 de nov. de 2025

FAPEMIG informa data de pagamento de bolsistas em novembro