Página não encontrada
A página que você está tentando acessar não existe ou foi removida.

A página que você está tentando acessar não existe ou foi removida.
O presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, foi homenageado com a medalha Santos Dumont 2025, grau Ouro, em cerimônia realizada, na Villa Foncã na cidade de Santos Dumont. A honraria foi entregue na quinta-feira passada (20/11) pelo governador Romeu Zema e reconheceu 130 personalidades e instituições que se destacam em Minas Gerais e no Brasil.

A cerimônia também condecorou oficiais do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil. Generais, coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, suboficiais, sargentos e comandantes de unidades estratégicas estão presentes na lista, que reconhece a relevância dos setores da defesa e segurança pública para o estado.
Para Carlos Arruda, o reconhecimento transcende a esfera pessoal, pois valida e fortalece o compromisso da FAPEMIG com o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso estado.
“Esta homenagem que celebra o legado de um pioneiro como Santos Dumont é verdadeiramente inspirador e motiva a seguir adiante com ainda mais empenho. Minas Gerais é um celeiro de talentos e oportunidades, e continuarei a me dedicar para que o conhecimento gerado aqui contribua de forma significativa para o desenvolvimento social e econômico de nossa população”, declara, Arruda.
Prefeitos e gestores municipais também integram a relação de homenageados, além de profissionais da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e PUC Minas, como pró-reitores, diretores de unidades e professores. Deputados estaduais, dirigentes de órgãos de controle e representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE–MG) também figuram entre os homenageados.
Instituições como a Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), a Fábrica de Nanossoluções (FabNS) e o Instituto Plenum Brasil completam o grupo de agraciados.
Criada em outubro de 1956, a Medalha Santos Dumont celebra o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont em 23 de outubro de 1906, em Paris. O inventor mineiro é reconhecido como Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
A condecoração pode ser entregue a autoridades políticas, aviadores civis e militares, profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da aviação no país, instituições públicas e privadas, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em navegação aérea.
A honraria é regida por um Conselho Permanente composto por 22 membros e presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode indicar até quatro nomes por ano.
Com informações Agência Minas
Compartilhar

18 de nov. de 2025

17 de nov. de 2025

14 de nov. de 2025