
O programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), que tem como finalidade aproximar academia do mercado, chega em sua nova fase. O projeto, idealizado pela a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio da Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (Dice), no momento, acompanha na prática as atividades realizadas nas instituições de ensino que participam do projeto.
Ao todo, para essa nova rodada, serão conectados 60 professores e mais de 130 alunos formando times universitários do projeto. Para o ciclo que termina em julho de 2021, participarão 22 Instituições de Ensino Superior (IES), sendo sete federais, duas estaduais, um instituto federal e 12 privadas. Tanto para estudantes de graduação, quanto para de pós-graduação.
Nas etapas anteriores do programa, foram disponibilizados conteúdos estratégicos voltados ao empreendedorismo, inovação, tecnologia e desenvolvimento de negócios para capacitação dos professores e alunos das instituições de ensino inscritas. Foram quatro módulos de capacitação divididos em Iniciar, Definir, Construir e Consolidar.
Passo a passo
Na fase “Iniciar”, foi trabalhada a introdução e conceito de cultura empreendedora a partir de referências de universidades empreendedoras, além de processos para construção dos ecossistemas. O segundo módulo, “Definir” envolveu conteúdos relacionados a proposta de valor e definição de sucesso, cultura organizacional e eventos de empreendedorismo. No “Construir”, o Vuei trabalhou a geração de talentos e rede de mentores, bem como os canais e criação de conteúdos para engajamento. Por fim, no “Consolidar”, foram disponibilizadas estratégias e modelos de parcerias viáveis, processos para acesso a mercado e investidores e planos de financiamento para o ecossistema.
Como resultado, de setembro a dezembro, período em que o projeto está em curso, foram contabilizadas 79 atividades práticas planejadas pelos times, sendo 12 destas relacionadas a criação e desenvolvimento de ligas de empreendedorismo nas IES, o que garantirá a sustentabilidade das ações a longo prazo, mesmo após o encerramento desta rodada do VUEI.
Para Luiza Freire Coelho, que faz parte da Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora da Sede, uma das expectativas do Vuei é a formação de estudantes e novos talentos com mentalidade empreendedora para serem protagonistas em qualquer esfera da sociedade. Com isso, espera-se o maior desenvolvimento de ecossistemas empreendedores e estímulo à criação de ambientes inovação dentro das IES e consequentemente do Estado. “Proporcionando além da geração de negócios inovadores, o fomento a criação de rede e compartilhamento do conhecimento”, acredita ela.
Ela afirma que a principal motivação para realização das atividades está no fortalecimento e disseminação da cultura empreendedora nas instituições de ensino superior do estado, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. “. O Vuei é a possibilidade para acelerar e expandir a formação dos profissionais ainda dentro da instituição de ensino”, reforça.
Compartilhar
Mais Notícias

05 de mar. de 2026
FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março

03 de mar. de 2026
Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves

02 de mar. de 2026