Header Background

Portaria PRE nº 049/2021 – DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO, NO ÂMBITO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DE MINAS GERAIS (FAPEMIG), DE COMISSÕES ESPECIAIS, PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2021. - FAPEMIG


PORTARIA PRE Nº 049/2021   DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO, NO ÂMBITO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DE MINAS GERAIS (FAPEMIG), DE COMISSÕES ESPECIAIS, PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2021   O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, no uso das atribuições que lhe confere a […]

Eventos
Publicado em 08 de mar. de 2022 · Atualizado em 08 de mar. de 2022 · Leitura: 0 min
por Júlia Rodrigues

A Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPQ) promoverá, na próxima quinta-feira (10), às 17h, a última live da série de workshops pesquisa@UFMG – Especial CTs. O evento tem objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido nos Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CTs) e as aplicações do conhecimento no dia a dia em forma de produtos ou tecnologias.  

“São inúmeros os exemplos que vão desde materiais avançados para produção de cimentos muito mais resistentes, passando por baterias para armazenamento eficiente de energia para veículos elétricos, terapias avançadas, moleculares a testes diagnósticos e vacinas”, destaca o pró-reitor de pesquisa da UFMG, Mario Montenegro. 

CONVIDADOS 
No último dia de workshop, estarão presentes a coordenadora do CT Nano e professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Glaura Goulart e o coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CT-IA Saúde) e professor do Departamento de Ciências da Computação da UFMG, Wagner Meira.  

Os convidados apresentarão os trabalhos desenvolvidos no CT Nano e o CT IA-Saúde. O primeiro trabalha em pesquisas aplicadas em nanomateriais: síntese de nanomateriais, cerâmicos nanoestruturados, materiais metálicos entre outras frentes. O segundo, desenvolve técnicas e soluções de inteligência artificial em favor de melhorar a qualidade do serviço de saúde no país. 

A live será transmitida no canal oficial da PRPQ no Youtube e as inscrições são gratuitas, disponíveis por meio deste link


O QUE FAZEM OS CTs? 
Segundo Mario Montenegro, as CTs são ambientes promotores de inovação cuja principal missão é desenvolver tecnologia na forma de produtos e serviços a partir de pesquisas desenvolvidas na UFMG e disponibilizá-las com agilidade para a sociedade. A UFMG, atualmente, conta com 6 unidades: CT Nanobiomateriais, CT Vacinas, CT Nano, CT Medicina Molecular, CT Terapias e CT IA-Saúde. 

A FAPEMIG apoia projetos realizados em vários desses Centros, como o CT Nano, CT Terapias e CT Vacinas. Neste último, são desenvolvidas as vacinas LeishTec, contra a leishmaniose visceral canina e a SpinTec, vacina contra covid-19, que é desenvolvida em conjunto com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). O trabalho do CT Vacinas foi apresentado no workshop no dia 24 de fevereiro pelo seu coordenador, Ricardo Gazzinelli, e está disponível para acesso no canal oficial da PRPQ no Youtube

Com informações da Assessoria de Imprensa do evento





Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia FAPEMIG promove Live Tira-Dúvidas sobre chamada destinada a Uemg e Unimontes 
Ciência

06 de nov. de 2025

FAPEMIG promove Live Tira-Dúvidas sobre chamada destinada a Uemg e Unimontes 

Imagem da notícia SoU_Ciência lança plataforma com dados sobre financiamento estadual da ciência no Brasil
Institucional

05 de nov. de 2025

SoU_Ciência lança plataforma com dados sobre financiamento estadual da ciência no Brasil

Imagem da notícia FAPEMIG informa data de pagamento de bolsistas em novembro
Institucional

05 de nov. de 2025

FAPEMIG informa data de pagamento de bolsistas em novembro