Notícias e Eventos
Acompanhe as principais notícias, eventos e atualizações da FAPEMIG.

Acompanhe as principais notícias, eventos e atualizações da FAPEMIG.
Fortalecer o papel da EPAMIG na comunicação pública da ciência e da tecnologia, por meio do apoio a projetos desenvolvidos por seus pesquisadores que contribuam para a disseminação do conhecimento científico e para a difusão de tecnologias agropecuárias geradas na instituição, visando à democratização do acesso às informações sobre a produção científica e tecnológica no Estado de Minas Gerais, bem como à promoção da adoção de tecnologias por produtores e pela população em geral, com impactos positivos no desenvolvimento social e econômico do estado.
Pesquisadores que tenham vínculo empregatício (celetista ou contratual) com a EPAMIG.
- Equipamentos e material permanente, nacionais ou importados, necessários para a execução do projeto.
- Materiais de consumo, incluindo a aquisição de livros.
- Serviços de terceiros, incluindo serviços de consultoria.
- Manutenção de equipamentos.
- Softwares necessários para a execução do projeto.
- Passagens.
- Diárias, conforme valores da FAPEMIG, indicando o local de destino e finalidade.
- Despesas acessórias de importação. Sugere-se que seja estimado um valor entre 15% e 20% do valor dos itens importados.
- Bolsas nas modalidades Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) e Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (BIPDT).
- Publicação e tradução de artigos científicos em periódicos especializados e indexados no JCR, Scopus ou Scielo.
- Diárias, taxas de inscrição e passagens para participação em eventos e para visitas técnicas, limitadas a 15 (quinze) diárias e duas passagens aéreas ida e volta por membro de equipe.
- Aquisição e aluguel de equipamentos eletrônicos, como caixas de som, mesas de som, microfones, rádios comunicadores, notebooks, telões e equipamentos multimídia.
- Serviços relacionados à produção fotográfica e audiovisual para banco de imagens e para documentar as ações e atividades de divulgação e difusão de conhecimento e tecnologia previstas no projeto.
- Serviços de produção (designer gráfico) e impressão de peças gráficas (banners, cartazes, folders, cartilhas educativas, questionários de avaliação, documentos técnicos, entre outros).
- Serviço de hospedagem de sites, limitado ao período de execução do projeto.
- Locação de veículos para realização de atividades do projeto.
- Combustível para os veículos alugados.
- Serviços técnicos especializados para transporte de equipamentos.
- Aquisição e aluguel de tendas, estandes e espaços (salas, auditórios, entre outros) necessários à realização das ações previstas no projeto.
- Aquisição, adaptação e manutenção de veículos destinados a iniciativas itinerantes com foco na divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação agropecuária.
- Custos de publicação e edição de livros ou outras obras inéditas que se relacionem diretamente com o projeto.
1. Requisitos para a ICT-MG (Instituição Executora)
São consideradas elegíveis as propostas apresentadas por coordenadores vinculados à EPAMIG que atendam aos requisitos da Chamada.
2. Requisitos da Proposta
Ser apresentada como projeto de caráter de divulgação, difusão e ou popularização da ciência, da tecnologia e da inovação.
3. Requisitos para o Coordenador
- Ter um vínculo empregatício (celetista ou contratual) com a EPAMIG.
- Possuir autorização da chefia da unidade regional, do instituto tecnológico ou da unidade Sede da EPAMIG para a submissão e a coordenação de proposta nas linhas temáticas previstas nos itens 1.3.1.1 a 1.3.1.4 desta Chamada. Fica dispensado o envio da referida autorização quando o coordenador da proposta for o próprio chefe da unidade ou do instituto.
- Para a submissão de proposta pela unidade Sede da EPAMIG na Linha Temática 5, o coordenador deverá ser o responsável pela equipe ou pelo setor da empresa voltado à produção e/ou à veiculação institucional de conteúdos e metodologias de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação agropecuária, ou, alternativamente, ser formalmente indicado para representá-la, por meio de documento assinado pelo representante legal da EPAMIG.
- Habilitação: as propostas submetidas serão analisadas pelo corpo técnico da FAPEMIG para verificar a conformidade com os termos desta Chamada. Esta etapa será de caráter eliminatório.
- Avaliação de Mérito: cada proposta habilitada será submetida a uma avaliação detalhada, considerando mérito, relevância, qualificação da equipe, apoio institucional, orçamento e resultados esperado.
- Homologação: as propostas aprovadas na etapa anterior serão homologadas pela Presidência e pela Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG e serão financiadas levando em conta as prioridades estabelecidas pela pontuação obtida e os limites orçamentários.
Acompanhe as principais datas: submissão, avaliação, divulgação de resultados e outros marcos importantes.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo sistema Everest.
Acesse o sistema Everest, plataforma da FAPEMIG para submissão de propostas, monitoramento e gestão da prestação de contas.
Acesse o sistema Everest, plataforma da FAPEMIG para submissão de propostas, monitoramento e gestão da prestação de contas.
Chamada-022026-EPAMIG
Anexo-I-Autorizacao-da-Chefia-da-Unidade-Regional
Anexo-II-Termo-de-Designacao-do-Responsavel-pela-Gestao-e-Fiscalizacao-do-Projeto
Anexo-III-Plano-de-Trabalho-dos-Bolsistas
Anexo-IV-Permissoes-e-Autorizacoes-Especiais