Resumo da chamada
Descrição da chamada
Apoiar o funcionamento das infraestruturas de pesquisa da UEMG e da UNIMONTES, com o objetivo de alavancar e fortalecer as atividades científicas, tecnológicas e de inovação desenvolvidas nessas instituições, contribuindo para consolidar e expandir seus ambientes de pesquisa e inovação. Para fins desta Chamada, entende-se por infraestrutura de pesquisa o conjunto de instalações, equipamentos, recursos humanos e serviços de apoio necessários à execução de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Quem pode participar da chamada
Pesquisadores vinculados à Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e à Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
O que pode ser financiado?
- Equipamentos e material permanente, nacionais ou importados, quando estritamente necessários para a execução do projeto.
- Material de consumo necessário para o desenvolvimento do projeto, como peças para operacionalização de equipamentos e reagentes.
- Serviços de terceiros, incluindo pagamento a pessoa jurídica visando ao treinamento para a utilização de equipamentos e adequações de laboratório/espaço físico para melhoria da infraestrutura para pesquisa.
- Manutenção de equipamentos.
- Softwares necessários para a execução do projeto, incluindo os especializados requeridos pelos equipamentos.
- Passagens e diárias necessárias para treinamentos na utilização exclusiva dos equipamentos.
- Despesas acessórias de importação.
- Bolsas na modalidade Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI).
- Publicação e tradução de artigos científicos em periódicos especializados e indexados no JCR, Scopus ou Scielo.
- Diárias, passagens e ou taxa de inscrição para o Coordenador e membros de equipe apresentarem trabalhos em congresso no país e no exterior, limitado a 3 (três) eventos.
Requisitos para submissão
1. Por parte da Instituição Proponente (Instituição executora):
- A Instituição Proponente deverá ser, obrigatoriamente, a Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG ou a Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.
2. Por parte do(a) Coordenador(a):
- Ter título de doutor e manter vínculo empregatício (celetista, estatutário ou contratual) com a Instituição Proponente (UEMG ou UNIMONTES).
3 Por parte da Proposta
- A proposta deverá ser estruturada em forma de projeto, tendo por finalidade a alavancagem e o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa, compreendendo instalações e equipamentos do laboratório beneficiado.
Critérios de avaliação
- Habilitação: as propostas submetidas serão analisadas pelo corpo técnico da FAPEMIG para verificar a conformidade com os termos desta Chamada. Esta etapa será de caráter eliminatório.
- Avaliação de Mérito: cada proposta habilitada será submetida a uma avaliação detalhada, considerando mérito, equipamentos e estruturação do laboratório de pesquisa, qualificação da equipe, orçamento e resultados.
- Pontuação adicional: Além dos critérios acima, poderá ser atribuído um bônus de pontuação baseado na data de conclusão do doutorado pelo(a) coordenador(a) da proposta, sendo: 4 pontos para coordenadores de proposta que receberam o título de doutorado a partir de 2015; e 2 pontos para coordenadores de proposta que receberam o título de doutorado no período de 2010 a 2014.
Cronograma da chamada
Acompanhe as principais datas: submissão, avaliação, divulgação de resultados e outros marcos importantes.
- Anúncio dos Resultados: 06 de mar. de 2026
- Prazo para apresentação de recursos administrativos: 16 de mar. de 2026
- Divulgação da análise do julgamento dos recursos administrativos: 24 de abr. de 2026
Onde submeter sua proposta
As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo sistema Everest.
Acesse o sistema Everest, plataforma da FAPEMIG para submissão de propostas, monitoramento e gestão da prestação de contas.
Acesse o sistema Everest, plataforma da FAPEMIG para submissão de propostas, monitoramento e gestão da prestação de contas.
Documentos
Chamada FAPEMIG 14-2025 - Infraestrutura UEMG e UNIMONTES
Anexo I - Termo de Designação do Responsável pela Gestão e Fiscalização do Projeto
Anexo II - Plano de Trabalho dos Bolsistas
Anexo III - Permissões e Autorizações Especiais de Caráter Ético ou Legal