Nota de pesar: Rodrigo Corrêa-Oliveira

Assessoria de Comunicação FAPEMIG - 30-10-2023
2412

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Rodrigo Corrêa-Oliveira, pesquisador da Fiocruz e ex-membro de seu Conselho Curador.

Rodrigo Corrêa foi diretor do Centro de Pesquisas René Rachou (unidade da Fiocruz em Minas) de 2009 a 2012 e vice-presidente de 2017 a 2023. Atualmente, ocupava o cargo de assessor especial da Presidência da Fiocruz, dedicando-se à parceria da Fundação com instituições chinesas.

Nascido em Belo Horizonte em 1956, Rodrigo Corrêa graduou-se em Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), concluindo o mestrado em Bioquímica e Imunologia pela mesma universidade e o doutorado em Imunologia pela Universidade de Johns Hopkins University (1985).

Em 1986, ingressou por concurso público no Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), tendo sido pesquisador titular e chefe do laboratório de Imunologia Celular e Molecular. Ao longo de sua trajetória científica, teve especial contribuição em estudos voltados para doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose. Vinha se dedicando ao desenvolvimento de novas vacinas contra a esquistossomose, ancilostomose e para a leishmaniose canina.

Em 1996, foi nomeado membro da Câmara de Ciências Biológicas da FAPEMIG. Em 2010, passou a compor o Conselho Curador da Fundação, exercendo mandato até 2012Ao longo da carreira, recebeu diversos títulos e honrarias, como Honra ao Mérito da Saúde do Estado de Minas Gerais, Medalha Carlos Chagas, Medalha da Sociedade Latino Americana de Patologia dentre outros.


(Com informações da Agência Fiocruz de Notícias. Foto: CR-BIO 04)