Projeto DELA realiza workshop em Lavras

Com informações de Melissa Vilas Boas - Dcom/Ufla - 22-04-2019
5894

Foto: Comunicação UFLA

Na terça-feira (16/4), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) promoveu o Workshop Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela). O programa piloto objetiva estimular o empreendedorismo entre as bolsistas do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da FAPEMIG. 

O evento foi realizado na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA). Yale de Paula Soares, líder do projeto DELA, explicou que o intuito da iniciativa é aproximar as mulheres do universo do empreendedorismo e da inovação, além de aumentar a representatividade das mulheres na ciência e no empreendedorismo tecnológico. 

Segundo Yale, dados mostram a baixa presença de mulheres no empreendedorismo tecnológico. “Somos menos de um terço como fundadoras de startups e, no mundo inteiro, nós temos menos de 30% de mulheres na carreira acadêmica. Embora o Brasil seja líder de artigos científicos escritos por mulheres, ainda temos uma presença muito baixa delas como chefes de departamentos e como líderes de grupos de pesquisa”.

Durante o evento, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA, Thayana Mattar. A pesquisadora desenvolveu um produto a partir de suas pesquisas realizadas na Universidade. 

De acordo com Thayana, foram os estudos que a motivaram a abrir seu próprio empreendimento. “Eu comecei a me interessar por desenvolvimento de novos produtos e análise sensorial por estar na Universidade; então tive vontade de ter meu próprio negócio. Investi meus esforços no ‘Ateliê do Bem’, uma marca ligada à produção de comida saudável e funcional”, explicou. 

Para a doutoranda, poder desenvolver um produto através de suas pesquisas é muito gratificante. “É uma forma de levarmos nossos conhecimentos daqui para a sociedade.” Ela lembrou, entretanto, que passou por vários desafios do empreendedorismo desde a criação da sua logomarca até o produto final, mas destacou que a persistência é fundamental. “Ter um empreendimento não é fácil, mas vale a pena”, afirmou.

Em um segundo momento do workshop, as participantes tiveram uma dinâmica de interação e descontração na palestra realizada por Elis Anne Coutinho. A publicitária falou sobre pithces e técnicas de apresentação de impacto, com recursos rápidos e assertivos para exposição de ideias ou modelos de negócios, além de abordar estratégias de oratória e design. “Eu fiz o caminho inverso - tinha a experiência do empreendedorismo e senti a necessidade de ingressar na academia, para ter um maior embasamento teórico”, analisou Elis.

Participaram também do evento a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) Gláucia Vale e a coordenadora do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) / unidade FAPEMIG, Caroline Gonçalves Valeriano. 

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFLA Jéssica Petrini avaliou o workshop como excelente: “participar do Dela foi ótimo; eu adorei todas as palestras, porque elas estimulam nossas pretensões empreendedoras e a visão de futuro, encorajando-nos a ir além da pesquisa, partindo para a atuação no mercado”.


Dela em Minas 

Além de Lavras, o workshop já foi realizado nas cidades de Juiz de Fora e Viçosa. No dia 23 de abril, o Dela estará na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Assim como o de Lavras, o evento buscará estimular o empreendedorismo entre as bolsistas do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da FAPEMIG, sendo exclusivo a elas. O programa também já tem atividades previstas para Uberlândia (25/04) e Montes Claros (30/04). 

A inciativa contará com duas fases: a primeira são os workshops de sensibilização. A segunda será por meio de um edital de chamamento público, onde serão selecionados 60 projetos (dez de cada cidade participante). 

Os projetos selecionados irão passar por uma formação empreendedora de sete semanas, visando integrar as bolsistas ao universo de empreendedorismo e inovação. Busca-se com isso prepara-las para um futuro nos negócios.

Foto: Comunicação UFLA

Yale Soares, líder do projeto DELA, explicou que o projeto busca aproximar as mulheres do universo do empreendedorismo e da inovação.