Minas Gerais ganhará projeção internacional

Tatiana Nepomuceno - 07-11-2019
6865

Crédito da foto: Pedro Lima Salomão

Após seis anos de estudo e muito trabalho, pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) lançaram o documentário Um Canibal nos Trópicos no espaço Fernando Sabino, em Viçosa, na última quinta-feira (31). O trabalho, produzido pela Menipo Filmes, mostra a vida e obra de Machado de Assis e de como este neto de escravos, negro e filhos de um pintor de paredes e de uma lavadeira, torna-se o maior romancista brasileiro e presidente da Academia Brasileira de Letras. 

Durante o lançamento, o diretor do filme Edson Martins falou sobre o gênero, processo de produção e bastidores. Além de contar sobre os próximos passos do projeto, que incluem uma turnê nacional, com exibições agendadas para cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Amapá, assim como também uma turnê internacional, com apresentações em Portugal, Itália, Grécia e Inglaterra. Para isto, o documentário será legendado em português, libras, espanhol, francês, inglês, italiano, alemão, chinês e japonês. “Esta será uma oportunidade ímpar para que as outras nações conheçam o nosso maior escritor que canibalizou Shakespare, Dante, Cervantes, Camões e Homero; bem como para que Minas Gerais ganhe projeção internacional”, complementa.

Depois da turnê, Martins conta que irá inscrever o documentário em festivais de cinema do Brasil e internacionais e que em meados de outubro de 2020 irá disponibilizar o trabalho no Youtube e Vimeo, para que a população tenha acesso gratuitamente e se aproprie deste conhecimento gerado pela pesquisa e descubra as curiosidades deste escritor ímpar da Literatura Brasileira. “Ímpar porque não se limitou a se prender a nenhuma escola literária. Machado se filia à tradição da sátira menipeia, própria de espíritos céticos e desabusados. Seu estilo é único e inclassificável e sua técnica narrativa é fruto de um amadurecimento intelectual constante e progressivo, de um leitor sempre insatisfeito, de uma mente que quer sempre aprender alguma coisa nova”, pontua. 

Para além da construção da imagem

Para o diretor, o documentário é uma oportunidade para que os espectadores conheçam nuances da machadomania. Para ele, Machado de Assis consegue traduzir os problemas estruturantes da sociedade brasileira em forma literária e é por isto que nos seus romances não há um herói. “Ele é uma espécie de gênio latino americano que tem influenciado uma geração de novos escritores. Isto porque percebeu que no Brasil não há heróis e isto é visível em suas obras, de uma forma bem irônica. Ele vê o mundo da perspectiva da decadência e utiliza da ironia para expor as contradições sociais que o país enfrenta. Estas e outras habilidades inigualáveis de Machado poderão ser vistas no documentário. Por isto, aperte o play e conheça um pouco mais sobre Machado de Assis”, finaliza.

SERVIÇO

Trailler: https://youtu.be/xAfdP8_2lOU

Making off: https://youtu.be/utLPlAkG0z0