Campanha “Ciência, pra que ciência?”

Jornal da Ciência - 12-12-2019
4966

A ciência já mostrou resultados importantes para o desenvolvimento econômico no Brasil. Um dos exemplos é na área do agronegócio, onde – graças às pesquisas científicas – o país pode produzir produtos de alta qualidade, com bom preço, se tornando competitivo no setor. 

Com o objetivo de divulgar essa importância para a toda a população, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou a campanha Ciência, pra que ciência?. Nela professores, estudantes e pesquisadores, de todo o país, contam, por meio de pequenos vídeos, como a ciência desenvolvida no Brasil, com financiamento público, é vital para o desenvolvimento e bem estar de toda a população. 

A ideia da campanha é que toda a sociedade possa conhecer os pesquisadores brasileiros. Além de entender melhor como o investimento na formação e desenvolvimento de pesquisas retorna em melhorias para a país.

Pesquisadores mineiros

A campanha nacional, já reúne mais de 100 vídeos, dentre estes há pesquisadores mineiros como o professor de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciano Mendes. Em seu depoimento o professor ressalta a importante contribuição da ciência no desenvolvimento social, econômico e cultural de toda a população. Confira!


“No campo da educação, onde atuo, as pesquisas têm ajudado a mapear problemas e a oferecer soluções para tornar nossa escola uma instituição cada vez melhor, de maior qualidade e mais inclusiva”, diz Luciano Mendes.

Vídeos 

Todo os vídeos da campanha estão disponíveis na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC. Para participar, basta gravar um vídeo com duração máxima de um minuto. Pode ser pelo celular mesmo, em alta definição, basta que esteja na horizontal. Após gravar o depoimento é preciso acessar este link, preencher o formulário e seguir as instruções para carregá-lo.

Com informações do Jornal da Ciência