O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lança a segunda chamada de 2020 do programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (vide lista abaixo).
Será possível se candidatar ao auxílio entre 15/10/2020 e 15/11/2020 para estadias de pesquisa entre 01/05/2021 e 31/01/2022.
O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.
1. FACEPE – Pernambuco
2. FAPEAL – Alagoas
3. FAPEAM – Amazonas
4. FAPEAP – Amapá
5. FAPEG – Goiás
6. FAPEMA – Maranhão
7. FAPEMIG – Minas Gerais
8. FAPERGS – Rio Grande do Sul
9. FAPERJ – Rio de Janeiro
10. FAPERN – Rio Grande do Norte
11. FAPES – Espírito Santo
12. FAPESB – Bahia
13. FAPESC – Santa Catarina
14. FUNDECT – Mato Grosso do Sul
15. FAPERO – Rondônia
16. FAPT – Tocantins
17. Fundação Araucária – Paraná
*Todos os detalhes sobre o auxílio, os requisitos e o processo de candidatura se encontram neste documento (em português), e no edital (em inglês) no site do DAAD.
Mais informações: www.daad.org.br/auxilio ou pelo e-mail: auxilio@daad.org.br