Manual sobre produção de queijo minas artesanal

Comunicação Epamig - 18-02-2021
5053

O manual técnico Queijo Minas Artesanal: Principais problemas de fabricação, ganhou uma versão impressa. O material, lançado em 2019, foi produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e já estava disponível para download

O material tem o objetivo de ajudar os produtores de queijo Minas Artesanal a identificar, evitar e corrigir os principais erros de fabricação. As informações foram baseadas em resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, e integram o projeto Defeitos em queijos Minas Artesanais, financiado pela FAPEMIG, para a catalogação desses defeitos.

TRADIÇÃO MINEIRA 

Os queijos artesanais fazem parte da tradição culinária e cultural de diferentes regiões do estado de Minas Gerais, além de serem importantes ativos na economia de diversos municípios. Já falamos aqui que para uma produção de qualidade é necessário o acompanhamento de todo o processo, desde a sanidade do rebanho até as condições de maturação e armazenamento dos queijos. Confira a matéria aqui.

O Manual destaca a importância do acompanhamento do estado sanitário do rebanho e da qualidade dos produtos, sem interferir demasiadamente nos processos, de modo a preservar os valores e as tradições da atividade. Entre os tópicos abordados pela publicação estão as características dos queijos artesanais mineiros, a qualidade do leite, orientações para identificação dos principais defeitos, bem como ações para prevenção e recomendação de boas práticas na obtenção do leite e na fabricação dos queijos.

VERSÃO IMPRESSA 

Segundo a chefe do Departamento de Informação Tecnológica da Epamig, Vânia Lacerda, a versão impressa do Manual foi possível após a submissão de um projeto a um edital do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), contemplado no ano de 2020. Isso permite a oferta dos exemplares a um valor reduzido, R$5. Os interessados podem solicitar o material pelo número (31) 3489-5002 ou pelo e-mail publicacao@epamig.br.

Fonte: Epamig