Tecnova II já recebe propostas

Vanessa Fagundes - 21-05-2021
7077

Já é possível encaminhar propostas para a chamada 03/2021 da FAPEMIG: Programa Tecnova II – Subvenção Econômica à Inovação. A oportunidade, fruto de uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foi lançada ontem (20) durante a solenidade em comemoração aos 35 anos da FAPEMIG. Serão destinados, ao todo, R$2 milhões às propostas aprovadas.

O objetivo do Programa é apoiar, por meio de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis), o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores  de empresas brasileiras para o incremento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Estado. São elegíveis ao apoio financeiro empresas brasileiras de qualquer porte, sediadas em Minas Gerais.

Serão apoiados, prioritariamente, projetos inovadores nas seguintes temáticas e setores: a) Agronegócio; b) Biotecnologia; c) Eletroeletrônico; d) Meio Ambiente; e) Mineral Metalúrgico; e f) Tecnologia da Informação e Comunicação. Por meio do Tecnova II, espera-se promover o aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país.

As propostas podem ser submetidas até o dia 8/7/21. A chamada pode ser conferida, na íntegra, aqui. Outros detalhes e arquivos anexos estão disponíveis aqui.

RESULTADOS
A primeira edição do Programa Tecnova foi lançada em setembro de 2013. Na época, foram recebidas 150 propostas, das quais 51 foram recomendadas para contratação. Desses, 43 projetos foram executados, gerando 14 patentes, 32 produtos comercializáveis, 151 novos postos de trabalho e 100% de aumento no faturamento das empresas apoiadas. Um catálogo com a descrição de todos esses resultados foi produzido e pode ser acessado aqui. A expectativa é que a segunda edição do Programa repita o sucesso e contribua ainda mais para a geração de valor a partir da pesquisa e da inovação no Estado.