Hackathon da Nasa abre inscrições para soluções de desafios mundiais

Téo Scalioni - 02-09-2021
3039

Estão abertas as inscrições para a 10° Edição do Nasa Space Apps Challenge, o #SpaceApps, considerado o maior hackathon do mundo. O evento acontece no final de semana dos dias 2 e 3 de outubro, será 100% digital e simultaneamente em mais de 80 países, incluindo o Brasil. No total, serão 48h para resolver - de forma colaborativa e utilizando dados abertos da Nasa, das agências espaciais e outras empresas parceiras - desafios para problemas de impacto mundial. O evento conta com o apoio de facilitadores, mentores e jurados mineiros de instituições apoiadoras como a PUC Minas, Fundep e FAPEMIG.

Para essa edição, os líderes locais voluntários de mais de 15 cidades brasileiras se uniram com a missão de fomentar o empreendedorismo, ciência e inovação aberta, e contribuir para a transformação da educação, formando assim a comunidade Space Labs. Por meio do envolvimento de instituições de ensino e de fomento à inovação; e empresas líderes na área de tecnologia e inovação, a comunidade busca facilitar a visibilidade e o acesso a grandes oportunidades mundiais para os talentos brasileiros, além de proporcionar a todos os participantes uma experiência única e transformadora.

Um ponto importante observado pelos organizadores é que a Nasa tem a consciência que os maiores talentos do mundo não estão somente nos Estados Unidos. Por isso, tem como finalidade unir a capacidade e criatividade também dos brasileiros, impulsionando essa combinação. A primeira decisão do participante é definir qual desafio pretende compreender melhor para propor uma solução, e para isso, criar o próprio projeto, atrair ou buscar participantes com competências complementares ou mesmo buscar projetos que já tenham equipe e assim colaborar com os diversos papéis que exigem o trabalho.

De acordo com Daniel Sant´Anna Pereira, fundador da Innventto, atuante no ecossistema de empreendedorismo e inovação nacional e um dos organizadores do Nasa Space Apps, a cada edição do programa se consegue conectar mais profissionais experientes para melhorar a experiência baseada em feedbacks dos participantes das edições anteriores. Ele explica que este ano o foco será a criação de uma trilha de conteúdos e acompanhamento da jornada pré-evento, para ajudar na formação dos times e preparar melhor os participantes para o desafio. "Com isso, a gente potencializa a entrega de projetos relevantes e inspiradores. Esse é o objetivo: uma competição internacional que possibilita a troca de experiências inclusive com pessoas de outras cidades do mundo”, orgulha-se 

Segundo Daniel, o programa viabiliza que estudantes consigam aplicar na prática as teorias recebidas na universidade. Por isso, uma excelente oportunidade de se colocar à prova e entender os diversos papéis e soft skills exigidos no trabalho colaborativo. ”Uma forma de avançar com as ideias, receber feedback, articular melhor e entender as dificuldades que vão enfrentar na vida real”, acredita Daniel. 

Para ele, passar essa experiência pensando sobre solucionar problemas de alto nível de impacto que afeta o planeta cria um ambiente sem limites para uso de criatividade e raciocínio mesmo após o evento.  Ele salienta ser impossível neste tempo um único participante trabalhar todas as esferas de conhecimento para descobrir, definir, desenvolver e entregar. “São momentos de pensamento divergente e convergente que exige lógica, pensamento crítico, análise, criatividade, comunicação, inclusive em outra língua porque o trabalho final é entregue em inglês”.

Dez anos de desafios e conhecimento  

Nesta edição comemorativa de dez anos, o evento dá as boas-vindas a mais agências espaciais: Agência Espacial Australiana, Agência Espacial Brasileira, Agência Espacial Canadense, Agência Espacial Europeia, Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina, Agência Nacional de Ciência Espacial do Bahrein, Agência Espacial Paraguaia e Agência Espacial Nacional da África do Sul para o Família Space Apps 2021. As inscrições antecipadas podem ser feitas gratuitamente até 17 de setembro disponível no site oficial do evento.