A FAPEMIG recebeu, em novembro, 1.169 novos bolsistas em seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Assim que os nomes são repassados pelas instituições de ensino e/ou pesquisa, inicia-se o processo de cadastramento, essencial para a realização do pagamento das mensalidades via cartão BB Pesquisa FAPEMIG. Tal processo envolve as etapas:
Esse processo é contínuo e as etapas devem ser respeitadas (por exemplo, não há necessidade de o bolsista comparecer ao banco antes da notificação da FAPEMIG).
Nesse primeiro mês, quando é necessário finalizar o processo de cadastramento de dados e de senha, o pagamento da bolsa recém-implementada pode demorar mais que o prazo habitual para ser liberado, sendo que o padrão é até o 5º dia útil do mês subsequente.
Há casos de bolsistas que ainda não receberam o pagamento referente a novembro, que deveria estar disponível a partir do 5º dia útil de dezembro (7/12). Os motivos mais comuns são:
Em novembro, o Banco do Brasil relatou atraso na confecção dos cartões devido à falta de material (chip). Com isso, os mesmos estão demorando mais de 15 dias para serem enviados aos portadores.
Informamos tratar-se de um atraso pontual. Estamos acompanhando todos os casos e a previsão é que os pagamentos em atraso sejam liberados nos próximos dias. Dúvidas e informações adicionais podem ser solicitadas via Fale Conosco.
Cartão BB Pesquisa
Desde o início de 2021, a FAPEMIG vem trabalhando na implementação gradual do cartão BB Pesquisa. Parceria com o Banco do Brasil, esse cartão permite realizar o pagamento diretamente aos bolsistas. É pessoal e intransferível, livre de taxas de adesão, manutenção ou anuidade. O Manual do Cartão BB Pesquisa FAPEMIG traz explicações sobre esse meio de pagamento automatizado, além de tutorial e respostas para perguntas mais frequentes.