Avaliação e impactos da pesquisa científica são tema de palestra

Vanessa Fagundes - 11-11-2022
3997

Avaliação de resultados e impactos da pesquisa científica são temas centrais para a gestão e a elaboração de políticas públicas para a área da ciência, tecnologia e inovação. Tais informações permitem não só averiguar o sucesso de iniciativas implementadas, como também fornecem subsídios para a adequação ou criação de novos programas e a adequada divulgação para a sociedade dos resultados de investimentos realizados com recursos públicos.

A fim de apresentar estudos recentes sobre o tema, a FAPEMIG receberá, na próxima quarta-feira, 16/11, Sérgio Salles-Filho, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Grupo de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi). Ele ministrará a palestra “Da prospecção à avaliação: casos nacionais e internacionais”.

A proposta é realizar um panorama sobre o atual estado da arte dos estudos de futuro e da avaliação de resultados e impactos e apresentação de alguns casos nacionais e internacionais selecionados com base na experiência do Geopi. A palestra será seguida por debate conduzido por Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, e Márcia Rapini, professora e pesquisadora do Cedeplar/UFMG.

O evento é aberto ao público interessado, mas é necessário realizar inscrição prévia pelo e-mail cerimonial@fapemig.br, indicando nome completo, instituição e e-mail para contato.

Palestra: Da prospecção à avaliação: casos nacionais e internacionais
Data: 16/11/2022
Horáro: 14h às 16h30
Local: Auditório da FAPEMIG – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Horto
Inscrições pelo e-mail cerimonial@fapemig.br