5 podcasts de ciências para quem gosta do assunto

Júlia Rodrigues - 29-11-2022
4446

Ouvir um podcast é uma boa opção para quem quer se informar, relaxar ou aprender algo novo de forma leve e descontraída. Especialmente a partir de 2014, os produtos em áudio cresceram e se diversificaram, atraindo um público que busca por narrativas que informam e entretêm. Os gêneros e temas são diversos e também a ciência se beneficiou desse formato. Hoje, são muitas as opções para quem deseja conhecer mais sobre temas científicos. Confira algumas dicas!

CIÊNCIA AO PÉ DO OUVIDO

Esse podcast é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU).Com episódios de duração média de 30 minutos, pautam assuntos atuais e curiosos e contam com a contribuição de especialistas da instituição. Também divulga pesquisas e iniciativas desenvolvidas na UFU. Um novo episódio é publicado todas as terças-feiras nas plataformas Spotify, Deezer e Apple Podcasts.

Confira o episódio “#34 - Um meteoro caiu na minha casa. E agora?”

BIT DE PROSA

Para aqueles que gostam de tecnologia, o “Bit de Prosa” é uma ótima opção. Idealizado por Mila Teixeira e Vivi Mota, também responsáveis pelo canal YouTube Peixe Babel, trata de temas como Ciência da computação e inteligência artificial, além de trazer dicas de carreira para desenvolvedores.

- Confira o episódio “Seus dados valem mais do que dinheiro! #LGPD 

 

CONTO COM CIÊNCIA
Produzido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) o podcast “Conto com ciência” tem o objetivo de divulgar a produção científica da Universidade. Cada episódio inicia-se no formato de contação de história e é finalizado com uma conversa com especialistas sobre o assunto tratado.  

Confira o episódio “Música e aprendizagem: as partituras do conhecimento” 

 

PELO AVESSO 

O podcast foi criado por um grupo de jornalistas independentes da área de divulgação científica e dos direitos humanos, o Xirê Podcasts. A proposta do “Pelo Avesso” é contar as histórias que formaram o Brasil, mas que foram ignoradas pelos livros didáticos. A partir da pesquisa histórica e de um olhar científico, o “Pelo Avesso” conta, na sua primeira temporada, a história da eugenia e suas influências.  

Confira o episódio Eugênia l 1.Casos de família 

 

AQUI TEM CIÊNCIA 

O podcast semanal divulga pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A produção é do Núcleo de Jornalismo da Rádio UFMG Educativa e apresenta pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento. É disponibilizado no site oficial da Universidade e também nas plataformas de podcast. 

Confira o episódio “#121 - Competição de abelhas na polinização” 

 

MENSÃO HONROSA – ONDAS DA CIÊNCIA 

O “Ondas da Ciência” é um podcast produzido pela equipe do projeto Minas Faz Ciência, da FAPEMIG. A proposta é divulgar a ciência e a tecnologia produzida em Minas Gerais. Inicialmente apresentado no formato de reportagens curtas, passou a trazer temporadas temáticas, que convidavam especialistas a conversar sobre questões atuais. Duas temporadas foram dedicadas às crianças, com o “Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas”. Atualmente suspenso, o seu conteúdo permanece disponível nas plataformas digitais. 

- Confira a 2° temporada do podcast Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas ! –  Episódio #2 A vida de uma estrela