Cientistas mineiros estão entre finalistas do Prêmio CONFAP

Júlia Rodrigues - 02-02-2023
3134

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgou os finalistas do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”. Quatro pesquisadores mineiros, indicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), estão presentes na relação divulgada na última segunda-feira (27).

José Oswaldo Siqueira, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), é finalista na categoria Ciências da Vida; Rochel Montero Lago, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é finalista na categoria Ciências Exatas; Mônica Viegas Andrade, também da UFMG, é finalista na categoria Ciências Humanas; e Cleudmar Amaral Araújo, da Universidade Federal de Uberlândia, é finalista na categoria Pesquisador Inovador - Inovação para o Setor Empresarial.

A colocação final será revelada durante a cerimônia de premiação que acontecerá em São Paulo, no dia 23/3.

Prêmio Confap 
Segundo o edital da premiação, o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação é concedido a pessoas físicas, residentes no Brasil, que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras. Também são reconhecidos profissionais de comunicação que, por meio de jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a ciência, a tecnologia, a inovação e a sociedade.