SETOR ECONÔMICO:
Construção Civil
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
O pneu é um dos resíduos que se acumulam nos aterros sanitários, sendo uma problemática de nível global. Isto se deve aos problemas ambientais gerados pela queima (que libera gases nocivos à saúde) e pela forma inadequada como são descartados, tornando-os provedores de vetores transmissores de doenças como o mosquito da dengue.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Consiste no uso de pneus inservíveis (aquele que não mais se presta no processo de reforma que permita condição de rodagem adicional) na drenagem de águas pluviais, isto é, a água da chuva será encaminhada a bolsões que serão estruturados com pneus inutilizáveis e solo, que amarrado uns aos outros formam uma tubulação que capta a água da chuva, levando-a até o lençol freático.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
A estrutura apresenta flexibilidade que possibilita alívio de tensões laterais, mantendo as deformações em um nível compatível com obras civis.
Alternativa de baixo custo associada à eficiência mecânica deste resíduo encontrado com facilidade nos meios urbanos.
Possibilidade de utilizá-lo como estrutura de armazenamento da água resultante da drenagem urbana, podendo se apresentar como um material de fácil acesso e de preço considerável.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Obras de engenharia com ênfase em estruturas de reservatórios de águas provenientes de sistemas drenantes.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2015 025400-8
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFTM: nit@uftm.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.