SETOR ECONÔMICO:
Biotecnologia
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Os insetos estão presentes em quase todos os ambientes terrestres e colonizaram também os ambientes aquáticos. Alguns insetos são grandes vetores biológicos e mecânicos de doenças, sendo responsáveis por mais mortes que qualquer vertebrado, como felinos (incluindo onças e leões), rinocerontes na África, peixes como tubarões e arraias, cobras venenosas por todo o globo, e mesmo outros invertebrados, como escorpiões, caramujos, água viva e aranhas. Milhões de mortes são causadas anualmente por doenças como a dengue, malária, febre amarela e leishmanioses.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Esta armadilha utiliza quatro princípios para atração e retenção de insetos voadores, sendo estes: sistema adesivo, luz em comprimento de onda visível e na faixa ultravioleta e cores específicas das faces dela. Assim, através de aderência e luminosidade, ocorre a captura de insetos, podendo ser utilizada em diversos meios, sendo um produto adaptável a grande diversidade de ambientes e a variabilidade das características de diversas espécies de insetos.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Não prejudica a saúde das pessoas e o meio ambiente (não envolve inseticidas);
Pode ser utilizado em todos os tipos de ambientes;
Baixo custo de montagem e consumo de energia;
Auxilia como método preventivo no controle de doenças veiculadas por vetores (biológicos ou mecânicos), especialmente na área da saúde;
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Diversos ambientes nos quais deseja se reduzir ou eliminar a presença de insetos, tais como restaurantes, supermercados, hospitais, consultórios, edifícios residenciais e comerciais, dentre outros.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 20 2015 025397-0
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFTM: nit@uftm.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.