SETOR ECONÔMICO:
Fármacos
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
As leishmanioses são doenças tropicais negligenciadas causadas por parasitos do gênero Leishmania. O diagnósitco das Leishmanioses tem falhas de sensibilidade e especifidade que dificultam o controle epidemiológico da doença em si. Esta tecnologia apresenta o uso de proteínas recombinantes de Leishmania, expressas em sistema bacteriano, como alternativa para o imunodiagnóstico de Leishmaniose de forma mais específica e segura.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A solução apresentada é o uso de NTPDases recombinantes de Leishmania na detecção de anticorpos anti-Leishmania em soro de pacientes suspeitos de Leishmaniose como forma mais segura e específica de fazer um diagnóstico mais preciso da infecção.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
A tecnologia de recombinantes é mais segura pois evita a manipulação do parasito e seus perigos de infecção acidental.
A tecnologia usa proteína recombinante NTPDase que é um marcador de infecção amplamente expresso durante a infecção portanto levando a alta sensibilidade de detecção.
A tecnologia usa proteína recombinante que leva a melhora na especificidade do diagnóstico.
POTENCIAIS APLICAÇÕES
Kit de imunoidiagnóstico de Leishmaniose e outros usos das NTPDases recombiantes de leishmania como em aplicação como antígenos vacinais e no desenvolvimento de fármacos.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Tecnologia em estágio avançado de desenvolvimento foi recentemente licenciada para a empresa de base biotecnológica que está desenvolvendo kit comercial para imunodiagnóstico Leishmaniose visceral canina.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
PI 1003744-6
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
cppi.interacao@ufv.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.