PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A 17 a-metiltestosterona é o andrógeno sintético mais largamente empregado na aquicultura de peixes gonocóricos indiferenciados. A associação deste hormônio à ciclodextrina para utilização na reversão sexual de peixes gonocóricos indiferenciados não é relatada na literatura, configurando assim um produto inédito para aplicação.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A presente invenção trata-se de uma nanotecnologia, formação dos complexos de inclusão entre a {3-ciclodextrina e a 17a - metiltestosterona, para utilização na reversão sexual de peixes gonocóricos indiferenciados. A complexação do hormônio com a ciclodextrina foi comprovada por ensaios físico-químicos e espectroscópico.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Testes in vitro mostraram uma liberação mais lenta para o hormônio complexado do que o livre, caracterizando-se assim um novo produto, passível de comercialização e aplicação.
POTENCIAIS E PLICAÇÕES:
A utilização do hormônio complexado em ciclodextrina, em substituição ao seu uso na forma livre, apresenta forte potencial para ser empregado para reversão sexual na aquicultura.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Patente concedida.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA
FAPEMIG DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
BR 10 2014 026277 6
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
nintec@ufla.br
LINKS ÚTEIS: