PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Existem vários extratores utilizados na coleta de solução do solo, dentre eles, os mais utilizados, são os que contêm cápsula de cerâmica e/ou porcelana. Dependendo do tipo e da constituição química do extrator, pode haver várias limitações ao uso e eficiência técnica na extração da solução do solo.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
O presente modelo de utilidade se destina à coleta de fase líquida (solução) do solo, para avaliação da concentração de nutrientes, pH, condutividade elétrica, etc; atributos que condicionam a fertilidade do solo e a nutrição das plantas. Pode, ainda, ser utilizado para a avaliação de outros elementos químicos, como metais pesados (elementos-traço), herbicidas e pesticidas, com o viés de monitoramento ambiental e a qualidade das águas.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O extrator não retém e nem libera íons, resultando na obtenção da composição real da solução do solo. A coleta pode ser realizada em menor tempo, gastando cerca de 50% menos tempo que outros extratores devido à eficiência na extração. Não causa entupimento ao longo do tempo, permitindo coletas de solução sucessivas, em diversos tipos de solos, com volumes previamente determinados.
POTENCIAIS E PLICAÇÕES:
Na agricultura.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Patente concedida.
TITULARES:
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 20 2014 026836 2
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
nintec@ufla.br
LINKS ÚTEIS: