SETOR ECONÔMICO:
Agronegócio
BREVE DESCRIÇÃO:
O objetivo da patente é verificar a possibilidade do plantio de mudas de cafeeiro sem a retirada do recipiente. Foram confeccionados tubetes em cera com diferentes espessuras. Os tubetes de cera foram confeccionados a partir de moldes de madeira. A cera de abelha é derretida em fogo brando, após o derretimento são mergulhados moldes de madeira ou aço na cera líquida, à quente, após a retirada a cera é esfriada. A cada mergulho do molde na cera pode-se produzir tubetes com diferentes espessuras. Com isso produz -se um tubete (recipiente usado na produção de mudas) de cera, de forma alternativa ao plástico.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Atualmente a produção de mudas ocorre praticamente 100% em recipientes plásticos, que tem um período de uso (validade) pois tubetes "quebram" tendo validade média de 5 anos. Além disso, o plástico é material não biodegradável, ficando no ambiente por muitos anos e prejudicando o meio ambiente. Além disso o tubetes plásticos precisam de estruturas construídas para armazenagem, pois após o plantio da muda o recipientes devem ser lavados e guardados.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A produção de tubetes à partir de ceras (naturais) é uma alternativa para o uso de plástico na agricultura. O recipiente feito a partir de cera possui inúmeras vantagens, dentre estes pode-se dizer a biodegradabilidade do material, visto que o plástico possui tempo de degradação de mais de 100 anos. Além disso haveria a possibilidade de plantio da muda sem a retirada do recipiente, com isso reduziria mão de obra em lavouras cafeeiras e necessidade de armazenamento de material. Além disso, caso o produtor queira reutilizar o recipiente, o mesmo pode "derreter" a cera e refazer o recipiente, sem problemas maiores, o que possibilita o uso sem período de validade.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Vantagens: Uso de ceras naturais ao invés do plático na produção de mudas; possibilidade do plantio das mudas sem retirada do tubete (ganho de tempo na operação de plantio); possibilidade de reuso do material, com derretimento da cera e posterior confecção de novos tubetes; Tubetes de cera podem ser refeitos não havendo perdas como tubetes pláticos.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Produção de mudas de café/hortaliças/frutíferas em geral.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Tecnologia já desenvolvida, apenas procurando parceiros para ser colocada em prática.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:
PI 0501499-9
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Patente depositada pela Fapemig/UFLA em 2005 e carta patente de 2017. Trabalho 2º colocado no congresso Brasileiro de Cafeicultura de 2003.
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=6a6ctu97AE8