SETOR ECONÔMICO:
Outros
Produtos de consumo, Químico, Serviços de Saúde
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Os protetores solares disponíveis no mercado podem causar alergias e irritação da pele. Por isso, existe a necessidade de desenvolver novos fotoprotetores naturais para maior eficácia e segurança.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
A presente invenção aborda a utilização de extratos de Protium spruceanum, como agente fotoprotetor. As plantas são fontes importantes para o desenvolvimento de novos filtros solares, visando produtos menos tóxicos e menos irritantes para a pele. O extrato hidrometanólico das folhas de P. spruceanum possui alto teor de flavonoides. Foi realizado um estudo para melhorar a eficiência da extração e o processo otimizado assistido por ultrassom, com tempo e consumo de solvente reduzidos, foi utilizado para obter o extrato. O extrato protege células da pele de danos causados por estresse oxidativo, com maior efeito que o padrão rutina. Esta citoproteção é devida à ação de sequestro de radicais livres. O gel contendo o extrato apresentou fator de proteção solar adequado e características satisfatórias de conteúdo de rutina, comportamento reológico (pseudoplasticidade e tixotropia) e fotoestabilidade. Essa espécie vegetal representa um alto potencial para desenvolvimento de protetores solares visando evitar danos oxidativos e fotoenvelhecimento induzidos por UV.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Cosméticos naturais (fitocosméticos) podem melhorar a eficácia dos protetores solares e reduzir os efeitos adversos. Os extratos de Protium spruceanum apresentaram ótimos resultados e podem ser uma alternativa para esses cosméticos.
POTENCIAIS E PLICAÇÕES:
Produtos de Consumo, Químico, Serviços de Saúde.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Patente Depositada.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2020 018690-6
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br
LINKS ÚTEIS: