SETOR ECONÔMICO:
Construção Civil
Engenharia
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Diante das poucas alternativas disponíveis no mercado como vigas para atender o mercado da construção civil, imaginou-se um elemento estrutural alternativo inspirado nas construções milenares dos arcos criados pelos etruscos. Durante o esforço de flexão em uma viga, surgem os esforços de tração e compressão. Assim, usa-se o modelo estrutural em arco para combater os esforços de compressão e, para absorver os esforços de tração usa-se o tirante. Para os dois elementos estruturais em questão usou-se os perfis de aço de seção tubular quadrada. Esse conjunto de elementos estruturais é suficiente e eficiente no combate dos momentos fletores a que está sujeita uma viga qualquer.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Durante o esforço de flexão em uma viga, surgem os esforços de tração e compressão. Assim, usa-se o modelo estrutural em arco para combater os esforços de compressão e, para absorver os esforços de tração usa-se o tirante. Para os dois elementos estruturais em questão usou-se os perfis de aço de seção tubular quadrada.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Esse conjunto de elementos estruturais é suficiente e eficiente no combate dos momentos fletores a que está sujeita uma viga qualquer.
POTENCIAIS E PLICAÇÕES:
Engenharia e Construção.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Patente Depositada.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2019 014177-8
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br
LINKS ÚTEIS: