SETOR ECONÔMICO:
Software e Tecnologia da Informação
BREVE DESCRIÇÃO:
O programa simula graficamente um ambiente virtual interativo com biofeedback visual, associado à captura do movimento do corpo efetuado com auxílio do sensor Kinect para auxiliar o paciente na manutenção de uma postura correta e na realização de exercícios estimulantes e desafiadores.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Carência de tecnologias que auxiliam na reabilitação de pacientes.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Utilizar-se de um ambiente virtual interativo com biofeedback visual, associado à captura do movimento do corpo efetuado com auxílio do sensor Kinect para auxiliar o paciente na manutenção de uma postura correta e na realização de exercícios estimulantes e desafiadores. O objetivo principal do software é ajudar no ganho de amplitude de movimento articular e de força dos músculos do membro superior, de modo lúdico e prazeroso. Foi utilizado a plataforma XBOX 360 Kinect, com exergames já existentes no mercado, para estimular a prática de atividade física durante a quimioterapia.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O diferencial deste programa é a simulação gráfica de um ambiente virtual interativo com biofeedback visual, associado à captura do movimento do corpo efetuado com auxílio do sensor Kinect®. Este modelo de intervenção é capaz de contribuir para minimizar os efeitos colaterais provocados pelo tratamento, assim como melhorar a resposta imune dos pacientes.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Profissionais que atuam com tratamentos fisioterápicos.
Aplicações: jogo para tratamento fisioterápico.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 51 2014 000137-7
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
inovacao@unifal-mg.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.
Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-9524 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/