SETOR ECONÔMICO:
Saúde humana e serviços sociais
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Problema constante na prática clínica dos enxertos ósseos é o fato do padrão ouro (enxertos autógenos) de osso da própria pessoa, apresentar desvantagens como, limitação da quantidade de osso da área doadora; que requer procedimento cirúrgico adicional resultando morbidade pós-operatória no local da área doadora, dor pósoperatória e desconforto.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Apresenta propriedades compatíveis com a indução da formação de osso, biocompatibilidade e bioatividade, como também ser de fácil aquisição e preparo.
A resolução do problema é a instalação em áreas de defeitos de tamanho crítico, com objetivo de realizar-se a regeneração óssea guiada, o produto Lithothamnium calcareum embalado em blister de 1g e esterilizado através de raios gama. Realizar-se-á enxerto sintético almejando depois da regeneração a instalação de implante.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Utilização de Lithothamnium calcareum para resolução dos problemas regeneração óssea guiada, com a vantagem de ser considerado enxerto sintético que supera as desvantagens de enxertos autógenos, alógenos e xenógenos.
Apresenta as mesmas propriedades que o ?- tricálcio de fosfato, biocompatibilidade, bioatividade;
A aquisição e o preparo para utilização do Lithothamnium calcareum é acessível e não apresenta alto custo, com possibilidade de ser utilizado em saúde pública.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Regeneração óssea guiada, Implante ósseo, Implantes Dentários.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Pedido de Patente depositado no INPI.
TITULARES:
Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS/UNIVAS
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2018 004437 0
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
nit@univas.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.