SETOR ECONÔMICO:
Biotecnologia
Fármacos
Saúde humana, serviços sociais
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Tecidos autólogos, como segmentos intestinais, pele e mucosa oral, são os atuais substitutos para a reconstrução, no entanto, existem inúmeras complicações locais e sistêmicas associadas à obtenção e utilização desses tecidos, como por exemplo, reações inflamatórias e rejeição.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Atualmente não se dispõe na medicina substitutos temporários ou permanentes, nem próteses ou enxertos para o trato urinário. A celulose bacteriana demonstrou potencial para ser utilizada em próteses já existentes e consagradas, podendo evitar ou minimizar a formação de biofilme, degradação, incrustação, reação inflamatória e rejeição, as quais ocorrem por exemplo, em cateteres duplos J.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
aplicação da celulose bacteriana na confecção de próteses e enxertos urológicos. Verificou-se nos testes que a utilização deste segmentos da via urinaria ou derivação urinária, poderá minimizar a morbidade, mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, material biocompatível, na substituição parcial ou total, temporária ou permanente, de segmentos da via urinaria ou derivação urinária, poderá minimizar a morbidade, mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Aplicação da Celulose bacteriana em Próteses e Implantes para o trato Urinário.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Pedido de Patente depositado no INPI.
TITULARES:
Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS/UNIVAS
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2020 016493 7
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
nit@univas.edu.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.