SETOR ECONÔMICO:
Saúde humana e serviços sociais
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Tratamento de lesões de tecido dentário.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Biocerâmico biomimético com ferrialuminato de cálcio a ser utilizado no processo de Odontopediatria (pulpotomia), como único componente. O biomimetismo tem, como princípio, usar a biodiversidade para desenvolver produtos naturais para serem utilizados, principalmente em saúde. A estruturação da pulpotomia biomimética proporciona regeneração do dente decíduo, até sua esfoliação e troca pelo dente permanente.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O procedimento não requer fixação da polpa radicular, através da llutilização de fármaco terapêutico, como o formocresol (formaldeído com alta toxicidade). O biocerâmico é biomimético, biocompatível e bioativo (determina biomineralização quando instalado em contato direto com a polpa radicular e dentina da câmara pulpar do dente decíduo). Proporciona ligação iônica com a dentina da câmara pulpar e polpa radicular, determinando adesão química e proporcionando estrutura dentinária sintética e regeneração coronária; Apresenta resistência à compressão, por conter aditivos biomiméticos em sua composição, porcionando resistência ao dente; determina ambiente alcalino, evitando inflamação, infecção e dor pós operatória.
Dispensa fixação, base, e forramento. É instalado como elemento único e o tempo de execução do processo é de 30 minutos, enquanto o estado da técnica requer tempo de uma hora de atendimento, devido à complexidade na execução dos vários paços.
POTENCIAIS E APLICAÇÕES:
Área da saúde. Utilização do biocerâmico com função única no processo de Odontopediatria (pulpotomia), como único componente.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Pedido de Patente depositado no INPI.
TITULARES:
Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS/UNIVAS
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 10 2018 075501 3
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
nit@univas.edu.br
LINKS ÚTEIS: