SETOR ECONÔMICO:
Elétrico e Eletroeletrônicos
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
A espasticidade é uma desordem motora que afeta milhões de pessoas no mundo, e pode surgir como sequela de um Acidente Vascular Encefálico, dentre outros fatores. A avaliação da espasticidade é de grande importância na prática clínica para acompanhar o processo de reabilitação. No entanto, ainda não existem medidas quantitativas padronizadas para essa avaliação.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
O método do Limiar do Reflexo de Estiramento Tônico (LRET) é bastante promissor, uma vez que, ele está em concordância com a definição da espasticidade. Essa medida representa o ângulo articular em que ocorre o reflexo de estiramento. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um equipamento para a avaliação quantitativa da espasticidade por meio do método LRET, no qual o valor do LRET é obtido a partir do sinal eletromiográfico e do ângulo articular coletados durante a realização de estiramentos passivos manuais do membro acometido, em diferentes velocidades pré-ajustadas pelo terapeuta no software desenvolvido.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O início da contração muscular foi detectado a partir de algoritmos implementados e obteve resultados eficientes. O equipamento desenvolvido foi aplicado na avaliação da espasticidade do bíceps braquial em treze pacientes. Também foi utilizada a escala modificada de Ashworth (EMA), a mais utilizada atualmente na prática clínica, com o intuito de correlacionar os dois métodos. O equipamento apresentou resultados eficientes e a metodologia utilizada no processamento dos dados foi bastante satisfatória, demonstrando ser um instrumento viável para aplicação na prática clínica.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
Protótipo já testado.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:
BR 10 2018 013494 9
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
atendimento@intelecto.ufu.br
LINKS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.